Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] LIÇÕES DE UMA CASA VELHA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O SOLAR GRANDJEAN DE MONTIGNY E A IMPORTâNCIA DA EDUCAçãO PATRIMONIAL PARA A PRESERVAçãO DE BENS CULTURAIS NO BRASIL

Vocabulário
[pt] PUC-RIO

Vocabulário
[pt] PATRIMONIO

Vocabulário
[pt] SOLAR GRANDJEAN DE MONTIGNY

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO PATRIMONIAL

Resumo
[pt] O presente trabalho, intitulado “Lições de uma Casa Velha: um Estudo de Caso sobre o Solar Grandjean de Montigny e a importância da Educação Patrimonial para a Preservação de Bens Culturais no Brasil”, tem como objetivo evidenciar a contribuição que a Educação Patrimonial pode fornecer para a preservação dos monumentos históricos, em especial do Solar Grandjean de Montigny, que será utilizado aqui como um estudo de caso. Para tal, realizar-se-á a análise do papel do tombamento na perpetruação física de um monumento, mas não na sua memória. Dessa forma, torna-se evidente como a memória, no caso do Solar, perpetuou-se apenas em partes, isto é, somente com o esquecimento. Visando modificar essa realidade, será apresentada uma proposta educativa dentro do campo da Educação Patrimonial, enfatizando sempre que os bens culturais estão presentes no cotidiano dos alunos e, por esse motivo, devem também fazer parte da sala de aula.

Orientador(es)
MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA

Coorientador(es)
SILVIA ILG BYINGTON

Catalogação
2024-08-06

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67474@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67474


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF