Título
[pt] LIÇÕES DE UMA CASA VELHA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O SOLAR GRANDJEAN DE MONTIGNY E A IMPORTâNCIA DA EDUCAçãO PATRIMONIAL PARA A PRESERVAçãO DE BENS CULTURAIS NO BRASIL
Vocabulário
[pt] PUC-RIO
Vocabulário
[pt] PATRIMONIO
Vocabulário
[pt] SOLAR GRANDJEAN DE MONTIGNY
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO PATRIMONIAL
Resumo
[pt] O presente trabalho, intitulado “Lições de uma Casa Velha: um Estudo de Caso
sobre o Solar Grandjean de Montigny e a importância da Educação Patrimonial para a
Preservação de Bens Culturais no Brasil”, tem como objetivo evidenciar a contribuição
que a Educação Patrimonial pode fornecer para a preservação dos monumentos
históricos, em especial do Solar Grandjean de Montigny, que será utilizado aqui como
um estudo de caso. Para tal, realizar-se-á a análise do papel do tombamento na
perpetruação física de um monumento, mas não na sua memória. Dessa forma, torna-se
evidente como a memória, no caso do Solar, perpetuou-se apenas em partes, isto é,
somente com o esquecimento. Visando modificar essa realidade, será apresentada uma
proposta educativa dentro do campo da Educação Patrimonial, enfatizando sempre que
os bens culturais estão presentes no cotidiano dos alunos e, por esse motivo, devem
também fazer parte da sala de aula.
Orientador(es)
MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA
Coorientador(es)
SILVIA ILG BYINGTON
Catalogação
2024-08-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67474@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67474
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF