Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] GATOS HOMICIDAS E ASTRONAUTAS DANÇARINOS: DISRUPÇÕES DA ESTRANHA ONDA GREGA EM QUATRO FILMES

Título
[en] HOMICIDAL CATS AND DANCING ASTRONAUTS: DISRUPTIONS IN FOUR FILMS OF THE GREEK WEIRD WAVE

Autor
[pt] MATHEUS LISBOA BATALHA MATARANGAS TEIXEIRA

Vocabulário
[pt] ESTRANHA ONDA GREGA

Vocabulário
[pt] CINEMA E ESPECTADOR

Vocabulário
[pt] CINEMA GREGO

Vocabulário
[pt] CINEMA CONTEMPORANEO

Vocabulário
[en] GREEK WEIRD WAVE

Vocabulário
[en] CINEMA AND SPECTARTOSHIP

Vocabulário
[en] GREEK CINEMA

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY CINEMA

Resumo
[pt] No início dos anos 2010, críticos culturais apontaram o surgimento de uma nova corrente cinematográfica na produção independente europeia. A Estranha Onda Grega, como se popularizou, foi rapidamente associada à crise econômica deflagrada na Grécia em 2009, sendo seus filmes percebidos como retratos de um país em polvorosa. Em anos recentes, essa corrente de filmes passou a ser revista e questionada. A dissertação defende e argumenta que a Estranha Onda Grega não busca representar um país em crise (econômica, política ou moral), mas mergulhar na contemporaneidade - no sentido que Giorgio Agamben atribui a esse termo. Assim, entendemos que estes filmes focalizam, por meio da estranheza, a obscuridade do tempo presente. Propomos, ademais, que o mal-estar experimentado pelo espectador dessa cinematografia está relacionado a uma dinâmica disruptiva que atravessa os filmes no que tange à temporalidade, ao espaço, à estética, aos afetos entre personagens e à relação entre filme e espectador. A pesquisa parte de conceitos como a disciplinarização dos corpos e formação do discurso, em Michel Foucault, a emancipação espectatorial, em Jacques Rancière, a percepção, em Jonathan Crary, o tempo intemporal, em Manuel Castells, e o cinema de fluxo e seus afetos, para, em diálogo com eles, estabelecer um pequeno panorama da Estranha Onda Grega com a análise dos filmes Dente Canino (2009), de Yorgos Lanthimos; Interrupção (2015), de Yorgos Zois; Piedade (2018), de Babis Makridis; e Fruto da Memória (2020), de Christos Nikou.

Resumo
[en] In the early 2010s, cultural critics pointed to the emergence of a new cinematic current in European independent film production. The Greek Weird Wave, as it came to be known, was soon associated with the economic crisis that broke out in Greece in 2009 and its films were perceived as portraits of a country in shambles. In recent years, however, this notion was revised and questioned. This dissertation argues that the Greek Weird Wave does not seek to represent a country in crises (economic, political, moral or otherwise), but to delve in contemporaneity – in the sense that Giorgio Agamben attributes to this term. Therefore, it is our understanding that these films focus, through weirdness, on the obscurity of present time. Furthermore, we propose that the discomfort experienced by the spectator whilst watching these films is related to the disruptive dynamics that constitute the diegetic configurations of time, space, aesthetics, affections between characters, and the relation between the films themselves and their spectators. This research is based on concepts such as the disciplinarization of bodies and the formation of discourse, according to Michel Foucault, spectatorial emancipation, according to Jacques Rancière, perception, according to Jonathan Crary, timeless time, according to Manuel Castells, and the cinema of flux and its affections. Based on these notions, we will establish a small overview of the Greek Weird Wave with the analyses of the following films: Dogtooth (2009), by Yorgos Lanthimos; Interruption (2015), by Yorgos Zois; Pity (2018), by Babis Makridis; and Apples (2020), by Christos Nikou.

Orientador(es)
ANDREA FRANCA MARTINS

Banca
ANDREA FRANCA MARTINS

Banca
FABIAN RODRIGO MAGIOLI NUNEZ

Banca
LILIANE RUTH HEYNEMANN

Catalogação
2024-07-08

Apresentação
2024-04-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67223@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67223@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67223


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF