Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A QUESTÃO JUVENIL E A ESCOLA NO CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Título
[en] THE YOUTH ISSUE AND THE SCHOOL IN THE CONTEXT OF SECONDARY EDUCATION REFORM

Autor
[pt] MARIANA JUNQUEIRA CAMASMIE

Vocabulário
[pt] ENSINO MEDIO

Vocabulário
[pt] DEBATE PUBLICO

Vocabulário
[pt] REFORMA DO ENSINO MEDIO

Vocabulário
[pt] JUVENTUDE

Vocabulário
[pt] ESCOLA

Vocabulário
[en] HIGH SCHOOL TEACHING

Vocabulário
[en] PUBLIC DEBATE

Vocabulário
[en] HIGH SCHOOL REFORM

Vocabulário
[en] YOUTH

Vocabulário
[en] SCHOOL

Resumo
[pt] A tese se propõe a discutir a emergência dos jovens de classes populares escolarizados na cena internacional e brasileira, assumindo que a questão juvenil foi amplamente transformada com a ampliação do acesso às escolas públicas de ensino médio, nos EUA e Europa a partir dos anos de 1950 e no Brasil a partir dos anos de 1990. Nesse sentido, nossa discussão pretende enfrentar o debate sobre como as novas juventudes populares e periféricas, e novos espaços de conflitos e de afirmação de direitos que são as escolas públicas ganham centralidade. Para tanto, nosso trabalho assume que, ao longo desse período, experimentamos um intenso debate sobre o lugar e o sentido da juventude na vida de um país que ainda experimenta um processo de democratização que também se materializa na própria democratização do acesso à fruição da juventude. A fim de explorar empiricamente essa questão elegemos quatro momentos como especialmente importantes que se deram entre os anos 2000 e 2017: as Conferências Nacionais da Juventude, as Jornadas de junho de 2013, o Movimento de Ocupação das Escolas, e o debate que deságua na Reforma do Ensino Médio e na Lei do Novo EM. Por outro lado, procuramos articular essa análise empírica com um debate teórico que pensa a questão juvenil e sua relação com a escola, bem como sua presença como protagonista de ativismos e movimentos sociais; e de outro lado, o debate sobre a escola de ensino médio como um local de disputas políticas.

Resumo
[en] The thesis proposes to discuss the emergence of young people from popular classes educated on the international and Brazilian scene, assuming that the youth issue was largely transformed with the expansion of access to public high schools in the USA and Europe from the 1950 onwards. and in Brazil from the 1990s onwards. In this sense, our discussion aims to confront the debate on how new popular and peripheral youth, and new spaces of conflict and assertion of rights that are public schools, gain centrality. To this end, our work assumes that, throughout this period, we experienced an intense debate about the place and meaning of youth in the life of a country that is still experiencing a process of democratization that also materializes in the democratization of access to youth enjoyment.. In order to empirically explore this issue, we chose four moments as especially important that took place between the years 2000 and 2017: the National Youth Conferences, the June 2013 Days, the School Occupation Movement, and the debate that led to the Reform of Secondary Education and the New EM Law. On the other hand, we seek to articulate this empirical analysis with a theoretical debate that considers the youth issue and its relationship with school, as well as its presence as a protagonist of activism and social movements; and on the other hand, the debate about high school as a place for political disputes.

Orientador(es)
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS

Banca
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS

Banca
MARIA SARAH DA SILVA TELLES

Banca
REGINA CELIA REYES NOVAES

Banca
MÔNICA DIAS PEREGRINO FERREIRA

Banca
FERNANDO CARDOSO LIMA NETO

Catalogação
2024-05-20

Apresentação
2024-03-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66775


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF