Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] NARRATIVAS DE (DES)ESPERANÇA NO PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO

Título
[en] NARRATIVES OF HOPE(LESSNESS) IN THE COMMUNITY PRE-UNIVERSITY COURSE

Autor
[pt] VITOR AZEVEDO ABOU MOURAD

Vocabulário
[pt] ESPERANCA

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE

Vocabulário
[pt] PRE-VESTIBULAR COMUNITARIO

Vocabulário
[pt] NARRATIVA

Vocabulário
[en] HOPE

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] PRE-VESTIBULAR COMMUNITY

Vocabulário
[en] NARRATIVE

Resumo
[pt] O foco do presente estudo são as narrativas de (des)esperança de estudantes de um curso pré-vestibular comunitário. Os objetivos consistem em investigar como eles constroem suas narrativas de (des)esperança, as identidades de si e dos outros e os significados que atribuem ao curso e à educação, em um contexto nacional adverso às pautas educacionais. Do ponto de vista teórico, a pesquisa está ancorada na Linguística Aplicada Contemporânea, em sua vertente indisciplinar e crítica, junto aos Estudos da Narrativa e Identidades, incluindo as coletivas. Os conceitos de narrativas, esperança e identidades são mobilizados em consonância com a concepção de linguagem enquanto discurso e em articulação às práticas sociais. A partir da abordagem metodológica qualitativa e interpretativista, são analisadas entrevistas realizadas com cinco jovens e adultos que estudaram em um pré-vestibular comunitário. Há três grandes temas na análise dos dados: desigualdades, desmotivação e desesperança; cultivando o esperançar; pré-vestibular comunitário e significados atribuídos. Percebe-se, nas entrevistas, que a esperança é muito presente nas narrativas. Os participantes da pesquisa apontam como a desigualdade, a falta de oportunidades e o ensino público deficitário contribuem para a desesperança e a desmotivação. As identidades (co)construídas são de resistência e de projeto e incluem a coletividade. O curso pré-vestibular comunitário, para eles, é um elemento propulsor para um futuro promissor e esperançoso, a ponto de alguns desejarem atuar, agora, como voluntários no projeto. A esperança, então, continua.

Resumo
[en] The focus of the present study is the narratives of hope(lessness) of students from a community pre-university course. The objectives consist of investigating how they construct their narratives of hope(lessness), the identities of themselves and others, and the meanings they attribute to the course and education, in a national context adverse to educational agendas. From a theoretical point of view, the research is anchored in Contemporary Applied Linguistics, in its non-disciplinary and critical aspect, together with Narrative and Identity Studies, including collective ones. The concepts of narratives, hope and identities are mobilized in line with the conception of language as discourse and in conjunction with social practices. Using a qualitative and interpretive methodological approach, interviews carried out with five young people and adults who studied in a community pre-university course are analyzed. There are three major themes in data analysis: inequalities, demotivation, and hopelessness; cultivating hope; community pre-university course and attributed meanings. It is clear in the interviews that hope is very present in the narratives. The research participants point out how inequality, lack of opportunities and deficient public education contribute to hopelessness and demotivation. The (co)constructed identities are of resistance and project and include the collective. The community pre-university course, for them, is a driverfor a promising and hopeful future, to the point that some now wish to act as volunteers in the project. Hope, then, continues.

Orientador(es)
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA

Banca
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
ADRIANA CARVALHO LOPES

Catalogação
2024-05-09

Apresentação
2024-03-22

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66620@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66620@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66620


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF