Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] SCREEN-TESTS: MEDIA AND SUBJECTIVATION PROCESSES

Título
[pt] SCREEN-TESTS: MÍDIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO

Autor
[pt] ANDRE VECHI TORRES

Vocabulário
[pt] SUJEITO

Vocabulário
[pt] ROSTO

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE

Vocabulário
[pt] DISPOSITIVO

Vocabulário
[pt] PROCESSO DE SUBJETIVACAO

Vocabulário
[pt] ARTE CONTEMPORANEA

Vocabulário
[en] SUBJECT

Vocabulário
[en] FACE

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] DISPOSITIF

Vocabulário
[en] SUBJECTIVATION

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY ART

Resumo
[pt] Compreendendo a imagem e o sujeito como tecnologias dentro do atual programa cultural, e seu correspondente regime representativo, a partir da noção de dispositif, presente na obra de Michel Foucault e, posteriormente, delineado conceitualmente por seus leitores, a pesquisa se debruça sobre as operações presentes na constituição e manutenção do campo da Arte, sua organização em instituições próprias que promovem o agenciamento de objetos e sujeitos na configuração de processos de subjetivação singulares, no seio do qual emerge como principal figura de individuação social o artista/autor. O artista, neste estudo, é compreendido não só a partir da condição autoral que visa descrever a natureza dos gestos que instaura no nosso regime produtivo, como também a partir de sua midiatização, que torna reconhecível tanto a forma do produto, quanto de seu produtor. A partir de um corte temporal que tem como início os anos 1960, estendendo-se até a atualidade, tentamos compreender as mudanças no processo de subjetivação de diferentes artistas/autores. Este período, convencionalmente chamado de arte contemporânea por críticos, teóricos e historiadores da arte, visa nomear formas e fenômenos que escapam às convenções da modernidade artística, sugerindo, então, um novo regime de produção, designado historiograficamente de pós-modernidade. Compreende-se, aqui, artistas/autores como imagens e brands, onde é possível perceber a amplitude das operações e recursos midiáticos que os circunscrevem.

Resumo
[en] Departing from the notion of dispositif, presented throughout the work of Michel Foucault and, later, conceptually delineated by his readers, the thesis addresses the Art field within the scope of a mediatic system in the current cultural program, and its corresponding representative regime. The research focuses on the operations present in the constitution and maintenance of the Art field, its organization in its own institutions that promote the agency of objects and subjects for the configuration of singular processes of subjectivation, in which the artist/author emerges as the main figure of individuation in the social field. The artist, in this study, is understood not only from an authorial condition that aims to describe the nature of his gestures, but also from his mediatization, which makes the product and its producer recognizable. From a time-frame that begins in the 1960s, extending to the present day, we try to understand the changes in the subjectivation process of different artists/authors. This period conventionally called contemporary art according to the disposal of critics, theorists, and art historians, aims to name forms and phenomena that escape the conventions of artistic modernity, thus suggesting a new regime of production, designated in the historiography as post-modernity. The practice of these agents is thought beyond the specificities of the Art Field, understanding these artists/authors as images and brands, we can perceive the vastness of operations and media resources that circumscribe them. The objective of this articulation is to think about what the hypothesis of this research names mediatic subject.

Orientador(es)
KARL ERIK SCHOLLHAMMER

Coorientador(es)
DANUSA DEPES PORTAS

Banca
DANUSA DEPES PORTAS

Banca
KARL ERIK SCHOLLHAMMER

Banca
BRUNO GUIMARAES MARTINS

Banca
CEZAR TADEU BARTHOLOMEU

Banca
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS

Banca
FABIO FERREIRA

Catalogação
2024-04-29

Apresentação
2023-09-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66517@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66517@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66517


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF