Título
[en] AN INTERDISCIPLINARY VIEW FOR BAYES THEOREM IN HIGH SCHOOL THROUGH PROBLEM SOLVING
Título
[pt] UM OLHAR INTERDISCIPLINAR PARA O TEOREMA DE BAYES NA ESCOLA BÁSICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Autor
[pt] LUCIANA GREGORIO DE MORAIS
Vocabulário
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE
Vocabulário
[pt] TEOREMA DE BAYES
Vocabulário
[pt] RESOLUCAO DE PROBLEMAS
Vocabulário
[en] INTERDISCIPLINARITY
Vocabulário
[en] BAYES THEOREM
Vocabulário
[en] PROBLEM SOLVING
Resumo
[pt] Este trabalho se fundamenta teoricamente na importância da inserção, na
escola básica, tanto da interdisciplinaridade como da abordagem da resolução de
problemas. O principal objetivo é dar significado a conceitos matemáticos
fazendo conexões com outras áreas do saber. O conceito matemático aqui
desenvolvido é o teorema de Bayes, muito utilizado no campo probabilístico e
frequentemente estudado no ensino médio. O produto educacional, fruto dessa
pesquisa, consiste numa sequência de atividades que conectam o referido teorema
com conteúdos de áreas diversas como Artes, Geografia, Astronomia, História,
Música e até mesmo com o jogo de xadrez. Todas as atividades se baseiam na
abordagem da resolução de problemas e promovem a interdisciplinaridade, na
busca de um estudo de Matemática motivador e carregado de significado na
escola básica.
Resumo
[en] This work is theoretically based on the importance of including, since the
beginning of education levels, both interdisciplinarity and a problem-solving
approach. The main objective is to give meaning to mathematical concepts by
making connections with other areas of knowledge. The mathematical concept
developed here is Bayes theorem, widely used in the probabilistic field and
frequently studied in high school. The educational product, the result of this
research, consists of a sequence of activities that connect the aforementioned
theorem with subjects from different areas such as Arts, Geography, Astronomy,
History, Music and even the chess game. All activities are based on a problem-solving approach and promote interdisciplinarity, in the search for a motivating
and meaningful study of Mathematics in high school.
Orientador(es)
CHRISTINE SERTA COSTA
Banca
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
CHRISTINE SERTA COSTA
Banca
FRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS
Catalogação
2024-04-11
Apresentação
2024-02-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66423@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66423@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66423
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF