Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] AN INTERDISCIPLINARY VIEW FOR BAYES THEOREM IN HIGH SCHOOL THROUGH PROBLEM SOLVING

Título
[pt] UM OLHAR INTERDISCIPLINAR PARA O TEOREMA DE BAYES NA ESCOLA BÁSICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autor
[pt] LUCIANA GREGORIO DE MORAIS

Vocabulário
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE

Vocabulário
[pt] TEOREMA DE BAYES

Vocabulário
[pt] RESOLUCAO DE PROBLEMAS

Vocabulário
[en] INTERDISCIPLINARITY

Vocabulário
[en] BAYES THEOREM

Vocabulário
[en] PROBLEM SOLVING

Resumo
[pt] Este trabalho se fundamenta teoricamente na importância da inserção, na escola básica, tanto da interdisciplinaridade como da abordagem da resolução de problemas. O principal objetivo é dar significado a conceitos matemáticos fazendo conexões com outras áreas do saber. O conceito matemático aqui desenvolvido é o teorema de Bayes, muito utilizado no campo probabilístico e frequentemente estudado no ensino médio. O produto educacional, fruto dessa pesquisa, consiste numa sequência de atividades que conectam o referido teorema com conteúdos de áreas diversas como Artes, Geografia, Astronomia, História, Música e até mesmo com o jogo de xadrez. Todas as atividades se baseiam na abordagem da resolução de problemas e promovem a interdisciplinaridade, na busca de um estudo de Matemática motivador e carregado de significado na escola básica.

Resumo
[en] This work is theoretically based on the importance of including, since the beginning of education levels, both interdisciplinarity and a problem-solving approach. The main objective is to give meaning to mathematical concepts by making connections with other areas of knowledge. The mathematical concept developed here is Bayes theorem, widely used in the probabilistic field and frequently studied in high school. The educational product, the result of this research, consists of a sequence of activities that connect the aforementioned theorem with subjects from different areas such as Arts, Geography, Astronomy, History, Music and even the chess game. All activities are based on a problem-solving approach and promote interdisciplinarity, in the search for a motivating and meaningful study of Mathematics in high school.

Orientador(es)
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
RENATA MARTINS DA ROSA

Banca
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
FRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS

Catalogação
2024-04-11

Apresentação
2024-02-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66423@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66423@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66423


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF