Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ADORNOS PESSOAIS E INTERNET: A ATUAÇÃO ON-LINE DE DESIGNERS EMPREENDEDORES

Título
[en] PERSONAL ADORNMENTS AND INTERNET: THE ONLINE PERFORMANCE OF ENTREPENEURIAL DESIGNERS

Autor
[pt] FILIPE DUARTE MARCELINO

Vocabulário
[pt] CAMPO DO DESIGN

Vocabulário
[pt] PLATAFORMIZACAO DO TRABALHO

Vocabulário
[pt] ADORNO PESSOAL

Vocabulário
[pt] INSTAGRAM

Vocabulário
[pt] EMPREENDEDORISMO

Vocabulário
[en] DESIGN FIELD

Vocabulário
[en] PLATAFORMIZATION OF WORK

Vocabulário
[en] PERSONAL ADORNMENT

Vocabulário
[en] INSTAGRAM

Vocabulário
[en] ENTERPRENEURSHIP

Resumo
[pt] Na atual conjuntura do país os modos de trabalho tornam-se cada vez mais fragmentados, direcionando os profissionais para a atuação individual e informal. Este processo reverbera em diversos setores produtivos, dentre eles o Setor de Gemas, Joias e Afins. Para os profissionais do Campo do Design, que se direcionam para o trabalho com joalheria, a criação de marca própria é um destes modos de atuação autônoma proporcionados pela estrutura. Paralelamente, as redes sociais digitais são divulgadas como uma das formas de resolução para os problemas sociais que decorrem deste contexto. Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a atuação profissional de designers de joias autônomos dentro de uma destas redes, o Instagram, tendo como ponto de partida a análise das construções sociais que deram origem ao Campo do Design no Brasil, bem como ao Setor de Gemas, Joias e Afins. Objetiva-se compreender como estes trabalhadores se constituem enquanto agentes do setor, e identificar as potencialidades e os obstáculos que encontram neste contexto.

Resumo
[en] In the current context of the country, an outcome of the capitalist structure in which we are inserted, the ways of working are becoming increasingly fragmented, directing professionals to individual and informal labour. This process reverberates in several productive sectors, among them the Gem, Jewellry and Related Sector. For professionals in the field of Design who aim to work with jewellry, the creation of their own brand is one of these modes of autonomous action provided by the structure. At the same time, digital social networks are widespread as one of the ways of solving the social problems that arise from this context. This dissertation presents a reflection on the professional performance of autonomous jewelry designers within one of these digital social networks, Instagram, having as a starting point the analysis of the social constructions that gave rise to the Design Field in Brazil, as well as the Gem Sector, Jewelry and the like. The objective is to understand how these workers constitute themselves as agents of the sector, and to identify the potentialities and obstacles they find in this context.

Orientador(es)
ALBERTO CIPINIUK

Coorientador(es)
IRINA ARAGAO DOS SANTOS

Banca
ALBERTO CIPINIUK

Banca
IRINA ARAGAO DOS SANTOS

Banca
FABIANA OLIVEIRA HEINRICH

Catalogação
2024-04-08

Apresentação
2022-03-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66393@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66393@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66393


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