Título
[pt] ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS COM TEA: UMA PROPOSTA DE ENSINO MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Título
[en] MATHEMATICAL LITERACY FOR STUDENTS WITH ASD: A TEACHING PROPOSAL MEDIATED BY TECHNOLOGY
Autor
[pt] JAQUELINE LEITE SILVA GALDINO
Vocabulário
[pt] AUTISMO
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA
Vocabulário
[pt] ALFABETIZACAO MATEMATICA
Vocabulário
[pt] INCLUSAO
Vocabulário
[en] AUTISM
Vocabulário
[en] TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] MATHEMATICAL LITERACY
Vocabulário
[en] INCLUSION
Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino mediada
pela tecnologia, em especial, através da criação de jogos digitais para apoiar a
alfabetização matemática de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para que
se possa compreender melhor a relevância deste tema, apresenta-se o percurso
histórico da educação especial até os dias atuais, abordando a história do autismo e
apresentando as características desse transtorno e suas especificidades. Faz-se uma
análise da inclusão de alunos com autismo na classe regular e a importância do
Plano Educacional Individualizado para o desenvolvimento desses educandos. Ao
longo do trabalho, discute-se como se dá o aprendizado da matemática por alunos
autistas e explora-se a eficácia do uso da tecnologia como recurso educacional.
Ademais, reflete-se sobre a utilização de jogos digitais como estratégia facilitadora
do processo de alfabetização matemática, ao suscitar habilidades e competências
que vão além de conteúdos matemáticos. O trabalho reforça a criação de jogos
digitais como uma importante ferramenta para apoiar a alfabetização matemática e
o desenvolvimento global de alunos com transtorno do espectro autista.
Resumo
[en] This work aims to present a teaching proposal mediated by technology, in particular, through the creation of digital games to support the mathematical literacy of students with Autism Spectrum Disorder. In order to have better understand of this topic relevance, the historical path of special education up to the present day is presented, covering the history of autism and presenting the characteristics of this disorder and its specificities. This research makes an analysis of autistic students inclusion in regular classes and the importance of the Individualized Educational Plan for the development of these students. Throughout the work, we discuss how mathematics is learned by autistic students and explore the effectiveness of using technology as an educational resource. Furthermore, it reflects on the use of digital games as a strategy to facilitate the mathematical literacy process, by raising skills and competencies that go beyond mathematical content. The work reinforces the creation of digital games as an important tool to support mathematical literacy and the global development of students with autism spectrum disorder.
Orientador(es)
CHRISTINE SERTA COSTA
Banca
MARCOS CRAIZER
Banca
CHRISTINE SERTA COSTA
Banca
PATRÍCIA ERTHAL DE MORAES
Catalogação
2024-04-04
Apresentação
2024-02-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66367@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66367@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66367
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF