Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS COM TEA: UMA PROPOSTA DE ENSINO MEDIADA PELA TECNOLOGIA

Título
[en] MATHEMATICAL LITERACY FOR STUDENTS WITH ASD: A TEACHING PROPOSAL MEDIATED BY TECHNOLOGY

Autor
[pt] JAQUELINE LEITE SILVA GALDINO

Vocabulário
[pt] AUTISMO

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA

Vocabulário
[pt] ALFABETIZACAO MATEMATICA

Vocabulário
[pt] INCLUSAO

Vocabulário
[en] AUTISM

Vocabulário
[en] TECHNOLOGY

Vocabulário
[en] MATHEMATICAL LITERACY

Vocabulário
[en] INCLUSION

Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino mediada pela tecnologia, em especial, através da criação de jogos digitais para apoiar a alfabetização matemática de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para que se possa compreender melhor a relevância deste tema, apresenta-se o percurso histórico da educação especial até os dias atuais, abordando a história do autismo e apresentando as características desse transtorno e suas especificidades. Faz-se uma análise da inclusão de alunos com autismo na classe regular e a importância do Plano Educacional Individualizado para o desenvolvimento desses educandos. Ao longo do trabalho, discute-se como se dá o aprendizado da matemática por alunos autistas e explora-se a eficácia do uso da tecnologia como recurso educacional. Ademais, reflete-se sobre a utilização de jogos digitais como estratégia facilitadora do processo de alfabetização matemática, ao suscitar habilidades e competências que vão além de conteúdos matemáticos. O trabalho reforça a criação de jogos digitais como uma importante ferramenta para apoiar a alfabetização matemática e o desenvolvimento global de alunos com transtorno do espectro autista.

Resumo
[en] This work aims to present a teaching proposal mediated by technology, in particular, through the creation of digital games to support the mathematical literacy of students with Autism Spectrum Disorder. In order to have better understand of this topic relevance, the historical path of special education up to the present day is presented, covering the history of autism and presenting the characteristics of this disorder and its specificities. This research makes an analysis of autistic students inclusion in regular classes and the importance of the Individualized Educational Plan for the development of these students. Throughout the work, we discuss how mathematics is learned by autistic students and explore the effectiveness of using technology as an educational resource. Furthermore, it reflects on the use of digital games as a strategy to facilitate the mathematical literacy process, by raising skills and competencies that go beyond mathematical content. The work reinforces the creation of digital games as an important tool to support mathematical literacy and the global development of students with autism spectrum disorder.

Orientador(es)
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
MARCOS CRAIZER

Banca
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
PATRÍCIA ERTHAL DE MORAES

Catalogação
2024-04-04

Apresentação
2024-02-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66367@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66367@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66367


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF