Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O BRINCAR COMO DEVIR: DA CRIATIVIDADE PRIMÁRIA ÀS PRÁTICAS DA LIBERDADE

Título
[en] PLAYING AS BECOMING: FROM PRIMARY CREATIVITY TO PRACTICES OF FREEDOM

Autor
[pt] ARTHUR MARINS FRANCO

Vocabulário
[pt] PSICANALISE

Vocabulário
[pt] BRINCAR

Vocabulário
[pt] SIGMUND FREUD

Vocabulário
[pt] WINNICOTT

Vocabulário
[pt] METAPSICOLOGIA

Vocabulário
[en] PSYCHOANALYSIS

Vocabulário
[en] PLAY

Vocabulário
[en] SIGMUND FREUD

Vocabulário
[en] WINNICOTT

Vocabulário
[en] METAPSYCHOLOGY

Resumo
[pt] A pandemia da COVID-19 impôs algumas questões para as subjetividades contemporâneas, havendo sido uma delas a que emerge da tensão entre a liberdade individual e o cuidado coletivo. Partindo deste campo de tensões, propusemos uma investigação psicanalítica da subjetivação a partir do que Donald Winnicott nomeou como um arranjo indivíduo-ambiente. Tematizando o infantil como aquilo que começa a partir do arranjamento, empreendemos um estudo teórico acerca das confluências e diferenças entre um plano ambiental, articulado à teoria da dependência de Winnicott e um plano pulsional da subjetivação, próprio da relação do sujeito com seus desejos. Mantendo o diálogo com a metapsicologia freudiana, articulamos este infantil ao brincar, propondo que a busca pelo self que lhe é própria pode também ser pensada como uma prática não intelectualizada da liberdade, que articula dependência e satisfação pulsional.

Resumo
[en] The COVID-19 pandemic raised several questions for contemporary subjectivities, one of them being the tension between individual freedom and collective care. From this field of tensions, we proposed an investigation of subjectivation based on what Donald Winnicott named as an environmen-individual set-up. Thematizing the infantile as that which begins from the arrangement between individual and environment, we undertook a theoretical study of the convergences and differences between an environmental plane, articulated to Winnicott s theory of dependence, and a drive plane of subjectivation, inherent in the subject s relationship with their urges and desires. Maintaining a dialogue with freudian metapsychology, we connect this infantile to playing, suggesting that the pursuit of self that is inherent to it can also be thought of as a non-intellectualized practice of freedom that articulates dependence and drive satisfaction.

Orientador(es)
MONAH WINOGRAD

Banca
JULIO SERGIO VERTZMAN

Banca
MONAH WINOGRAD

Banca
JOSAIDA DE OLIVEIRA GONDAR

Catalogação
2024-03-21

Apresentação
2024-01-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66279@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66279@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66279


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF