Título
[pt] COMPARAÇÃO ENTRE AS ABORDAGENS MCC E MRH PARA DETERMINAÇÃO DA AMPLITUDE DA TENSÃO CISALHANTE NO PLANO CRÍTICO
Título
[en] COMPARISON BETWEEN THE MCC AND MRH APPROACHES FOR DETERMINING THE SHEAR STRESS AMPLITUDE IN THE CRITICAL PLANE
Vocabulário
[pt] INDICE DE ERRO
Vocabulário
[pt] CONDICAO DE CARREGAMENTO
Vocabulário
[pt] MRH
Vocabulário
[pt] MCC
Vocabulário
[pt] ORIENTACAO CRITICA
Vocabulário
[pt] AMPLITUDE DE TENSAO CISALHANTE
Vocabulário
[pt] MAXIMA TENSAO NORMAL
Vocabulário
[pt] CRITERIO DE FADIGA MULTIAXIAL
Vocabulário
[pt] PLANO CRITICO
Vocabulário
[en] ERROR INDEX
Vocabulário
[en] LOADING CONDITION
Vocabulário
[en] MRH
Vocabulário
[en] MCC
Vocabulário
[en] CRITICAL ORIENTATION
Vocabulário
[en] SHEAR STRESS AMPLITUDE
Vocabulário
[en] MAXIMUM NORMAL STRESS
Vocabulário
[en] MULTIAXIAL FATIGUE CRITERION
Vocabulário
[en] CRITICAL PLANE
Resumo
[pt] Critérios de fadiga multiaxial baseados em plano crítico utilizam a amplitude
de tensão cisalhante e a máxima tensão normal para determinar se o
componente carregado ciclicamente terá ou não vida infinita em fadiga. A
metodologia numérica MCC (mínima circunferência circunscrita), embora
muito empregada, apresenta como limitação o fato de não ser capaz de
levar em conta efeitos de não proporcionalidade da trajetória do vetor
tensão cisalhante. O método MRH foi criado para ser mais simples, sendo
também um método numérico que, além de ter menor custo computacional,
tem tendência a dar resultados mais conservadores que MCC.
Neste trabalho, foram utilizadas as mesmas 21 condições de carregamento
para comparar MCC e MRH na obtenção da amplitude de tensão cisalhante
aplicadas aos critérios de fadiga multiaxial de Matake, Susmel & Lazzarin,
Findley e Carpinteri & Spagnoli, gerando tabelas e gráficos com relação às
orientações dos planos críticos obtidos, máxima tensão normal, amplitude
de tensão cisalhante e índice de erro. Para as condições de carregamento
síncronas, o método analítico para obtenção da amplitude de tensão
cisalhante foi também comparado aos MCC e MRH. Além disso, para as
condições de carregamento assíncronas, a tensão equivalente de Von
Mises foi calculada para os planos críticos acusados por MCC e MRH
utilizando o critério de Matake.
Concluiu-se que os planos críticos e suas respectivas tensões só se
diferem entre MCC e MRH para os critérios de Matake e Susmel & Lazzarin
e, mesmo para esses critérios, somente duas condições de carregamento
síncronas deram resultados destoantes. Dentre as condições assíncronas,
as amplitudes de tensão cisalhantes obtidas por MRH são em média 30
MPa superiores às obtidas por MCC, enquanto as máximas tensões
normais são pelo menos 90 MPa menores. As orientações críticas das
condições assíncronas para MCC foram no ângulo 𝜃 = 90⁰, enquanto, para
MRH, foram em 𝜃 = 45⁰ e 135⁰. Para todos os planos críticos obtidos por
MRH, a tensão equivalente de Von Mises máxima é inferior à obtida nos
planos com MCC.
Resumo
[en] Critical plane-based multiaxial fatigue criteria utilize the shear stress
amplitude and maximum normal stress to determine whether or not the
cyclically loaded component will have infinite fatigue life. The numerical
methodology MCC (minimum circumscribed circle), although widely used,
has as a limitation the fact that it is not capable of taking into account effects
of non-proportionality of the trajectory of the shear stress vector. The MRH
method was created to be simpler, and is also a numerical method that, in
addition to having lower computational cost, tends to give more
conservative results than MCC.
In this work, the same 21 loading conditions were used to compare MCC
and MRH in obtaining the shear stress amplitude applied to the multiaxial
fatigue criteria of Matake, Susmel & Lazzarin, Findley and Carpinteri &
Spagnoli, generating tables and graphs in relation to the guidelines of the
critical planes obtained, maximum normal stress, shear stress amplitude
and error index. For synchronous loading conditions, the analytical method
for obtaining the shear stress amplitude was also compared to MCC and
MRH. Furthermore, for the asynchronous loading conditions, the Von Mises
equivalent stress was calculated for the critical planes accused by MCC and
MRH using the Matake criterion.
It was concluded that the critical planes and their respective stresses only
differ between MCC and MRH for the Matake and Susmel & Lazzarin criteria
and, even for these criteria, only two synchronous loading conditions gave
conflicting results. Among the asynchronous conditions, the shear stress
amplitudes obtained by MRH are on average 30 MPa higher than those
obtained by MCC, while the maximum normal stresses are at least 90 MPa
lower. The critical orientations of the asynchronous conditions for MCC were
at angle θ=90⁰, while for MRH they were at θ=45⁰ and 135⁰. For all critical
planes obtained by MRH, the maximum Von Mises equivalent stress is
lower than that obtained in the planes with MCC.
Orientador(es)
MARCOS VENICIUS SOARES PEREIRA
Coorientador(es)
TIAGO LIMA D ALBUQUERQUE E CASTRO
Catalogação
2023-12-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65648@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65648@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65648
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