Título
[pt] ENTRE PROMESSAS DE PAZ E LIÇÕES NÃO APRENDIDAS: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DA INTERVENÇÃO DA MISSÃO DE APOIO DAS NAÇÕES UNIDAS NA LÍBIA E O FRACASSO DO PROJETO DE ESTABILIDADE
Autor
[pt] RAFAELA MARIA NASCIMENTO RANAURO
Vocabulário
[pt] ONU
Vocabulário
[pt] NOVAS ABORDAGENS
Vocabulário
[pt] ACOES INEFICAZES
Vocabulário
[pt] UNSMIL
Vocabulário
[pt] EFEITO
Vocabulário
[pt] LIBIA
Vocabulário
[pt] PAZ
Vocabulário
[pt] CRISE
Vocabulário
[pt] DEMOCRACIA
Resumo
[pt] A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) foi uma Missão política
estabelecida em 2011 com um mandato inicialmente de três meses, mas que dura até hoje. A
permanência da Missão no país por tanto tempo reflete a vulnerabilidade das questões internas da
Líbia e a dificuldade em se construir a paz em contextos pós-conflito. Este Policy Paper analisa os
efeitos da intervenção da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) e o consequente
fracasso do projeto de estabilidade delineado pela ONU para a Líbia. A análise se concentra não
apenas nas ações ineficazes da UNSMIL, mas também em como a ONU compreendeu a crise no
país – especialmente focando na democracia como a única solução para a paz – e as circunstâncias
desafiadoras em que a Missão operou. O paper conclui que a atual compreensão da ONU acerca
da crise é limitada e prejudicou novas abordagens para a solução da crise na Líbia. O trabalho
oferece opiniões e recomendações para orientar uma mudança na condução da atuação da Nações
Unidas no país, propondo uma revisão estratégica, um maior envolvimento dos atores regionais e
internacionais, o apoio à sociedade civil e um forte foco no fortalecimento das instituições do
Estado. O objetivo final é orientar para que se evite erros passados e trabalhar em direção a uma solução mais eficaz e sustentável para contornar a crise na Líbia.
Orientador(es)
PAULA DRUMOND RANGEL CAMPOS
Catalogação
2023-12-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65595@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65595
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