Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O CORPO: IMAGENS DE DEFORMAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO

Título
[en] THE BODY: IMAGES OF DEFORMATION AND RECOMPOSITION

Autor
[pt] ALEXIA CARPILOVSKY

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[pt] BODY HORROR

Vocabulário
[pt] DISTOPIA

Vocabulário
[pt] TEMPORALIDADE

Vocabulário
[pt] CORPO

Vocabulário
[en] MEMORY

Vocabulário
[en] BODY HORROR

Vocabulário
[en] DYSTOPIA

Vocabulário
[en] TEMPORALITY

Vocabulário
[en] BODY

Resumo
[pt] Numa conferência, em 1966, Michel Foucault afirmava que, para ele, as utopias teriam nascido do desejo do ser humano de se libertar da prisão do corpo, ou de apagar os corpos. Em seguida, o pensador se considerou equivocado, voltando atrás e concluindo que o que retira do corpo sua possibilidade utópica seria o peso e os contornos que somos ensinados a dar-lhe. Sob uma perspectiva contemporânea, David Le Breton, em Adeus ao Corpo (1999), observa que, com a aceleração dos avanços tecnológicos, cada vez mais as atividades do corpo são atrofiadas, substituídas por serviços e aparelhos, restando a ele o lugar de limitação ou doença. A presente pesquisa investiga como criações do cinema, das artes visuais e da literatura, principalmente das primeiras décadas do século XXI, dialogam com esses pensamentos, discutindo três imaginários acerca do corpo: como barreira a ser ultrapassada pelo ser humano por meio da tecnologia; como reflexo do antropocentrismo e de concepções de temporalidade, em diálogo com as noções de progresso, devir e performance; e como lugar de registro de memória, tanto pelas inscrições ou mutilações na carne quanto por sua ausência, transformada em falta espectral. Foram selecionadas narrativas em que o corpo é deformado, reformado, ou que visam superar o corpo, para compreender aspectos da contemporaneidade a partir dessas representações que tratam da unidade material mais elementar do ser humano.

Resumo
[en] In a conference in 1996, Michel Foucault stated that, for him, utopias were born from the human desire to escape from the prison of the body, or to erase bodies altogether. Shortly after, upon reflection, the philosopher felt he was mistaken, concluding instead that what deprives the body of its utopian possibility would be the weight and the limits we are taught to give it. From a contemporary perspective, David Le Breton, in L Adieu au corps (1999), notes that, with the acceleration of technological advances, the body s activities have been increasingly atrophied, replaced by services and devices, forcing the body into a position of limitation or disease. The present research investigates how works from cinema, the visual arts and literature, mainly produced in the first decades of the 21st century, interact with those approaches, discussing three imaginaries concerning the body: as a barrier to be surpassed by the human being through technology; as a reflection of anthropocentrism and of temporality conceptions, in dialogue with the notions of progress, devenir, and performance; and as a place of memory record, through inscriptions or mutilations on the flesh, or through the lack of flesh entirely, turned into a spectral absence. Narratives in which the body is deformed, reformed, or that aim to overcome the body, were selected in order to understand certain aspects of contemporaneity from these representations that deal with the most elementary material unit of the human being.

Orientador(es)
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO

Banca
MARIANA BALTAR FREIRE

Catalogação
2023-11-06

Apresentação
2023-09-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64607@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64607@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64607


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF