Título
[pt] O AGRO NÃO É POP: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO GRUPO GLOBO NA COLONIALIDADE DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, VESTÍGIO DE UM PASSADO QUE DEVERIA ESTAR MORTO
Autor
[pt] JOAO VITOR LUNA SOOMA
Vocabulário
[pt] HEGEMONIA
Vocabulário
[pt] APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA
Vocabulário
[pt] AGRO E POP
Vocabulário
[pt] REDE GLOBO
Vocabulário
[pt] DEPENDENCIA
Vocabulário
[pt] AGRONEGOCIO
Resumo
[pt] O agronegócio brasileiro é uma concertação política plural, que conserva
elementos do latifúndio colonial, seja no que diz respeito à estrutura fundiária,
aos gêneros cultivados, ou, como defendo neste trabalho, ao próprio sentido da
atividade agropecuária no país: servir o mercado internacional. Diante desses
elementos reminiscentes do período colonial, a Rede Globo, enquanto um
aparelho privado de hegemonia, trabalha para modificar a imagem que o
agronegócio tem perante a população, lhe conferindo legitimidade à medida em
que convence as pessoas de que o setor tem um projeto positivo para o Brasil e
para os brasileiros. A fim de mostrar como se dá a atuação da Globo e em que
medida a emissora, com sua campanha Agro: a indústria-riqueza do Brasil,
contribui para conservar a força do agronegócio brasileiro e apagar as fraturas
que o constituem enquanto reminiscência do período colonial, traço um histórico
dos cultivos que deram sustentação à formação política do agronegócio, bem
como analiso esse processo de consolidação do setor na política e economia do
país. Após discorrer sobre como o agronegócio se consolidou, analiso – à luz de
interpretações gramscianas – o discurso da Globo e como ele atua de forma a
conferir legitimidade ao agronegócio e contribuir para a hegemonia do setor no
país. Por fim, discuto como essa legitimidade contribui para manter o Brasil em
uma posição secular na divisão internacional do trabalho, enquanto um país
provedor de gêneros primários para o mercado internacional. Com essa pesquisa,
busco não apenas compreender como a Globo atua enquanto parte da concertação
política do agronegócio, mas também denunciar um discurso com grande força
política que insiste em atribuir ao Agro o adjetivo Pop.
Orientador(es)
ANA ELISA SAGGIORO GARCIA
Catalogação
2023-10-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64266@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64266
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