Título
[pt] DESIGN EM PARCERIA: DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO GEOMÉTRICO TRIDIMENSIONAL A PARTIR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
Título
[en] DESIGN IN PARTNERSHIP: DEVELOPMENT OF A THREE-DIMENSIONAL GEOMETRIC OBJECT DEPARTING FROM PEOPLE WITH VISUAL IMPAIRMENT FOR TEACHING-LEARNING
Autor
[pt] CECILIA DOURADO ROCHA T HARDUIM
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INCLUSIVA
Vocabulário
[pt] GEOMETRIA ESPACIAL
Vocabulário
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] DESIGN EM PARCERIA
Vocabulário
[en] INCLUDING EDUCATION
Vocabulário
[en] SPATIAL GEOMETRY
Vocabulário
[en] TEACHING AND LEARNING
Vocabulário
[en] LEARNING OBJECTS
Vocabulário
[en] DESIGN IN PARTNERSHIP
Resumo
[pt] Esta pesquisa explora a abordagem do Design em Parceria em situações
inclusivas de ensino-aprendizagem com alunos com deficiência visual. São
abordadas soluções para o ensino-aprendizagem alternativas àquelas voltadas
apenas à visualidade, estimulando outros sentidos do corpo diferentes da visão. É
desenvolvida uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, incluindo um
estudo exploratório – descritivo, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental e
pesquisa de campo, utilizando técnicas como observação participante, pesquisa-ação e metodologias do Design em Parceria. Um objeto tridimensional de ensino-aprendizagem que aborda conceitos da geometria espacial é elaborado em parceria
com professores e alunos e experimentado por alunos deficientes visuais. Tal
percurso metodológico foi escolhido por se mostrar adequado para compreender as
práticas pedagógicas inclusivas e avaliar os obstáculos e as possibilidades
vivenciadas nas situações de ensino-aprendizagem por professores e alunos em
contextos de educação inclusiva. A abordagem do Design em Parceria busca
incorporar à pesquisa as considerações de professores e alunos, priorizando suas
vivências e experiências, tendo como base boas práticas educativas.
Resumo
[en] This research explores the Partnership Design approach in inclusive teaching-learning situations with visually impaired students. It approaches teaching-learning solutions that are alternatives to those focused only on visualaspects, stimulating the body s senses other than sight. An applied research with qualitative approach is conducted with an exploratory - descriptive study, involvingbibliographic and documental research and field research, adopting techniques such as participant observation, action research and methodologies of Design in Partnership. A three-dimensional teaching-learning object that approaches concepts about spatial geometry it is elaborated in partnership with teachers and students and experimented by visually impaired students. This methodological approach was chosen for being adequate to understand inclusive pedagogical practices and evaluate the obstacles and possibilities experienced in teaching-learning situations by teachers and students in inclusive education contexts. The Partnership Design approach seeks to incorporate the considerations of teachers and students into the research, prioritizing their experiences, based on good educational practices.
Orientador(es)
LUIZA NOVAES
Coorientador(es)
ANDERSON ANTONIO PEDROSO
Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ
Banca
LUIZA NOVAES
Banca
RENATA VILANOVA LIMA
Banca
ANDERSON ANTONIO PEDROSO
Catalogação
2023-09-25
Apresentação
2023-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64099@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64099@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64099
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF