Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DESIGN EM PARCERIA: DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO GEOMÉTRICO TRIDIMENSIONAL A PARTIR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL PARA ENSINO-APRENDIZAGEM

Título
[en] DESIGN IN PARTNERSHIP: DEVELOPMENT OF A THREE-DIMENSIONAL GEOMETRIC OBJECT DEPARTING FROM PEOPLE WITH VISUAL IMPAIRMENT FOR TEACHING-LEARNING

Autor
[pt] CECILIA DOURADO ROCHA T HARDUIM

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INCLUSIVA

Vocabulário
[pt] GEOMETRIA ESPACIAL

Vocabulário
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] DESIGN EM PARCERIA

Vocabulário
[en] INCLUDING EDUCATION

Vocabulário
[en] SPATIAL GEOMETRY

Vocabulário
[en] TEACHING AND LEARNING

Vocabulário
[en] LEARNING OBJECTS

Vocabulário
[en] DESIGN IN PARTNERSHIP

Resumo
[pt] Esta pesquisa explora a abordagem do Design em Parceria em situações inclusivas de ensino-aprendizagem com alunos com deficiência visual. São abordadas soluções para o ensino-aprendizagem alternativas àquelas voltadas apenas à visualidade, estimulando outros sentidos do corpo diferentes da visão. É desenvolvida uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, incluindo um estudo exploratório – descritivo, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental e pesquisa de campo, utilizando técnicas como observação participante, pesquisa-ação e metodologias do Design em Parceria. Um objeto tridimensional de ensino-aprendizagem que aborda conceitos da geometria espacial é elaborado em parceria com professores e alunos e experimentado por alunos deficientes visuais. Tal percurso metodológico foi escolhido por se mostrar adequado para compreender as práticas pedagógicas inclusivas e avaliar os obstáculos e as possibilidades vivenciadas nas situações de ensino-aprendizagem por professores e alunos em contextos de educação inclusiva. A abordagem do Design em Parceria busca incorporar à pesquisa as considerações de professores e alunos, priorizando suas vivências e experiências, tendo como base boas práticas educativas.

Resumo
[en] This research explores the Partnership Design approach in inclusive teaching-learning situations with visually impaired students. It approaches teaching-learning solutions that are alternatives to those focused only on visualaspects, stimulating the body s senses other than sight. An applied research with qualitative approach is conducted with an exploratory - descriptive study, involvingbibliographic and documental research and field research, adopting techniques such as participant observation, action research and methodologies of Design in Partnership. A three-dimensional teaching-learning object that approaches concepts about spatial geometry it is elaborated in partnership with teachers and students and experimented by visually impaired students. This methodological approach was chosen for being adequate to understand inclusive pedagogical practices and evaluate the obstacles and possibilities experienced in teaching-learning situations by teachers and students in inclusive education contexts. The Partnership Design approach seeks to incorporate the considerations of teachers and students into the research, prioritizing their experiences, based on good educational practices.

Orientador(es)
LUIZA NOVAES

Coorientador(es)
ANDERSON ANTONIO PEDROSO

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
LUIZA NOVAES

Banca
RENATA VILANOVA LIMA

Banca
ANDERSON ANTONIO PEDROSO

Catalogação
2023-09-25

Apresentação
2023-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64099@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64099@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64099


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF