Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DESINFORMAÇÃO E REGULAÇÃO DA PUBLICIDADE PERSONALIZADA

Título
[en] DISINFORMATION AND REGULATION OF PROGRAMMATIC ADVERTISING

Autor
[pt] CARLOS EDUARDO FERREIRA DE SOUZA

Vocabulário
[pt] REGULACAO

Vocabulário
[pt] PUBLICIDADE PERSONALIZADA

Vocabulário
[pt] DESINFORMACAO

Vocabulário
[pt] PROTECAO DE DADOS PESSOAIS

Vocabulário
[pt] LIBERDADE DE EXPRESSAO

Vocabulário
[en] REGULATION

Vocabulário
[en] PROGRAMMATIC ADVERTISING

Vocabulário
[en] DISINFORMATION

Vocabulário
[en] PROTECTION OF PERSONAL DATA

Vocabulário
[en] FREEDOM OF EXPRESSION

Resumo
[pt] O presente trabalho pretende analisar como a desinformação é monetizada no ambiente virtual e compreender aspectos regulatórios estruturais e concretos para reduzir os efeitos nocivos desta prática. Assim, será demostrado o conceito de desinformação e de publicidade personalizada, além da relação que possuem entre si. Em virtude dos diversos benefícios gerados por este tipo de publicidade e dos riscos para a liberdade de expressão que podem advir da regulação focada em conteúdo, são apresentadas soluções centradas na arquitetura da plataforma e na proteção de dados pessoais. Como proposta, se apresenta uma regulação multiparticipativa, com amplitude de instrumentos e com a mescla de conceitos mais precisos e mais vagos, buscando segurança jurídica sem descuidar da necessária elasticidade diante da dinâmica que envolve novas tecnologias. Por fim, são apresentadas medidas concretas voltadas para (i) transparência e empoderamento do usuário; (ii) transparência e controle para o anunciante; (iii) accountability e dados pessoais.

Resumo
[en] The present work intends to analyze how disinformation is monetized on the virtual environment and comprehend the concrete and structural regulatory aspects to reduce the damaging effects of said practice. Thus, the concept of disinformation and programmatic advertising will be shown, as well as the link between them. By virtue of many benefits gerated by this kind of advertising and the risks to the freedom of speech that can come from regulation focussed on contente, solutions based on the the architecture of the plataform and personal data privice protection are presented. As a proposal, a multi-stakeholder regulation is presented with te amplitude of mechanisms and with the mix of the most accurate and vague concepts looking for legal security without neglecting the elasticity there is required in view of the dynamics that involves new thecnologies. Finally, concrete measures designed for (ii) transparency andu ser empowerment are presented; (ii) transparency and control for the advertiser; (iii) accountability and personal data.

Orientador(es)
FABIO CARVALHO LEITE

Coorientador(es)
IVAR ALBERTO MARTINS HARTMANN

Banca
FLORIAN FABIAN HOFFMANN

Banca
FABIO CARVALHO LEITE

Banca
CLARA IGLESIAS KELLER

Banca
IVAR ALBERTO MARTINS HARTMANN

Catalogação
2023-09-20

Apresentação
2022-05-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64043@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64043@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64043


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF