Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] QUEERMUSEU: CONTEMPORARY DISCUSSIONS ON THE EPISTEMOLOGY OF ART AND PRESERVATION

Título
[pt] QUEERMUSEU: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA ARTE E DA PRESERVAÇÃO

Autor
[pt] LUIZ HENRIQUE DA SILVA SOARES

Vocabulário
[pt] ARTE CONTEMPORANEA

Vocabulário
[pt] QUEERMUSEU

Vocabulário
[pt] REVISAO EPISTEMOLOGICA

Vocabulário
[pt] CONSERVACAO-RESTAURACAO

Vocabulário
[pt] DESCOLONIZACAO DO CONHECIMENTO

Vocabulário
[pt] TEORIA QUEER

Vocabulário
[pt] PRESERVACAO

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY ART

Vocabulário
[en] QUEERMUSEU

Vocabulário
[en] EPISTEMOLOGICAL REVIEW

Vocabulário
[en] CONSERVATION-RESTORATION

Vocabulário
[en] DECOLONIZATION OF KNOWLEDGE

Vocabulário
[en] QUEER THEORY

Vocabulário
[en] PRESERVATION

Resumo
[pt] Hoje, muito se discute sobre a preservação de arte contemporânea; já não se trata de um assunto incomum para os profissionais do campo. Porém, conciliar o exercício da conservação-restauração com o modus operandi característico da produção artística contemporânea permanece sendo um trabalho repleto de complexidade, visto que esta última tem como uma de suas premissas básicas elaborar situações específicas que, em sua maioria, desafiam os cânones da teoria da produção de conhecimento e da prática da preservação cultural. Em outras palavras: a natureza dos trabalhos de arte contemporânea convocam a revisões epistemológicas da arte, suas áreas afins – como a conservação-restauração – e, consequentemente, do próprio mundo real enquanto coletividade construída. Na presente dissertação, a proposta é analisar, sob esta abordagem, a importância do potencial transformador da arte atual e de quais formas ele pode – ou não – ser preservado/mantido, tomando como estudo de caso a exposição Queermuseu: cartografias da diferença na arte brasileira, seus embates e desdobramentos no espaço-tempo, que engendraram uma série de contribuições para a discussão acerca do lugar da arte e da preservação cultural na sociedade.

Resumo
[en] Today, much is discussed about the preservation of contemporary art; it is no longer an uncommon subject for professionals in the field. However, reconciling the exercise of conservation-restoration with the characteristic modus operandi of contemporary artistic production remains a work full of complexity, since the latter has as one of its basic premises the elaboration of specific situations that, for the most part, defy the canons of the theory of knowledge production and the practice of cultural preservation. In other words: the nature of works of contemporary art call for epistemological revisions of art, its related areas – such as conservation-restoration – and, consequently, the real world itself as a constructed collectivity. In the present dissertation, the proposal is to analyze, under this approach, the importance of the transforming potential of current art and in what ways it can – or cannot – be preserved/maintained, taking as a case study the exhibition Queermuseu: cartografias da diferença na arte brasileira, its clashes and developments in space-time, which engendered a series of contributions to the discussion about the place of art and cultural preservation in society.

Orientador(es)
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO

Banca
JOAO MASAO KAMITA

Banca
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO

Banca
MARIA LUISA RAMOS DE OLIVEIRA SOARES

Catalogação
2023-09-04

Apresentação
2023-07-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63891@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63891@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63891


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF