Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ARQUITETURA CARIOCA NAS DÉCADAS DE 1960-70: ARTICULAÇÕES EM REDES DE SOCIALIZAÇÃO

Título
[en] CARIOCA ARCHITECTURE IN THE 1960S-70S: ARTICULATIONS IN SOCIAL NETWORKING

Autor
[pt] MONICA CAVALCANTE DE AGUIAR

Vocabulário
[pt] ARTICULACOES

Vocabulário
[pt] REVISAO HISTORIOGRAFICA

Vocabulário
[pt] ARQUITETURA CARIOCA NAS DéCADAS DE 1960-70

Vocabulário
[pt] BRUTALISMO ANALITICO

Vocabulário
[pt] REDES DE SOCIALIZACAO

Vocabulário
[en] ARTICULATIONS

Vocabulário
[en] HISTORIOGRAPHICAL REVIEW

Vocabulário
[en] CARIOCA ARCHITECTURE IN THE 1960S-70S

Vocabulário
[en] ANALYTICAL BRUTALISM

Vocabulário
[en] SOCIAL NETWORKING

Resumo
[pt] As articulações em redes de socialização de um grupo de arquitetos de formação carioca no contexto pós-Brasília nas décadas de 1960-70, é o tema dessa tese, cujos capítulos – inquietações, interconexões, enfrentamento e estudos de casos – se desenvolvem como proposta de revisão historiográfica. Inquietações, que são provenientes da releitura crítica da obra de Reyner Banham, do movimento atual de descaso com a manutenção e demolição indiscriminada de edificações brutalistas, da leitura dos textos que reproduzem os debates arquitetônicos no período pós-Brasília e da observação de uma possível clivagem entre discurso e fato, presente em alguns desses textos – razão provável para que essa arquitetura tenha sido interpretada, na sua época, por paradigmas conceituais provavelmente já superados, que os fundamentos da História dos Conceitos, de Reinhard Koselleck, ajudam a compreender. Interconexões, analisadas no campo teórico do Agir Comunicativo formulado por Jürgen Habermas, que foram evidenciadas por meio de 6 entrevistas e da pesquisa em 1726 revistas – publicações que comprovaram a contemporaneidade da produção arquitetônica carioca com os debates que se davam no contexto cosmopolita das décadas de 1960-70, conformando um mundo da vida como substrato para que as pretensões de validade criticáveis pudessem acontecer e, portanto, abrir novos caminhos para a prática arquitetônica. Enfrentamento, por meio da investigação de 3 possíveis origens para esse posicionamento – racional, analítica e brutalista –, concluindo com 3 estudos de casos emblemáticos do período – a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Indústria de Produtos Alimentícios Piraquê e a Torre Rio Sul – segundo as categorias de coordenação modular, coordenação sistêmica e materialidade, criadas como ferramentas para comprovar a hipótese proposta nesse trabalho. Por fim, comprovou-se um desdobramento do movimento brutalista na produção arquitetônica de um grupo de arquitetos de formação carioca, que tem o caráter analítico proposto por Jorge Czajkowski em 1985, que formulou, porém não chegou a aprofundar a questão. Questão que, no limite, marca uma distinção da produção de arquitetos de formação carioca das décadas de 1960-70 das produções historiograficamente consolidadas da Escola Carioca de Arquitetura Moderna e também da Escola Paulista Brutalista. A revisão historiográfica aqui proposta sugere a reversão da retórica da decadência, que perpassa essa produção no âmbito da teoria e história da arquitetura, o que se torna possível pela constatação de que, nas décadas de 1960-70, havia uma rede de socialização onde se dava o compartilhamento do conhecimento e a formação de novos repertórios, que eram mobilizados em projetos elaborados em sintonia com as tecnologias correntes e com o debate internacional no mundo da arquitetura daquela contemporaneidade. Nesse sentido, abre-se uma ampla frente de pesquisas que poderá trazer à tona uma arquitetura não suficientemente analisada e que poderia voltar a fazer parte do debate que, como Habermas propôs, conforma um dos aspectos do mundo da vida intersubjetivamente compartilhado no âmbito da teoria e história da arquitetura.

Resumo
[en] The articulations in social networking of a group of carioca training architects, is the subject of this thesis, which chapters – inquiries, interconnections, confrontation, and case studies – are developed as a proposal for historiographical revision. Inquiries, which are derived from the critical rereading of Reyner Banham s work, the current movement of disregard for the maintenance and indiscriminate demolition of brutalist buildings, the reading of texts that reproduce the architectural debates in the post-Brasília period and the observation of a possible cleavage between discourse and fact, present in some of these texts – a likely reason why this architecture was interpreted, at the time, by conceptual paradigms that had probably been surpassed, which the articulation with fundamentals of Reinhard Koselleck s History of Concepts help to understand. Interconnections, analysedin the theoretical field of Communicative Action, formulated by Jürgen Habermas, which were evidenced through 6 interviews and research in 1726 magazines – publications that confirmed the contemporaneity of the carioca architectural production with the debates taking place in the cosmopolitan context of the 1960s-70s, shaping a lifeworld as a substrate for critical validity claims to occur and, therefore, opening the way for a new state of affairs. Confrontation, through the investigation of 3 possible origins – rational, analytical, and brutalist – for this stance, concluding with three emblematic case studies of the period – the State University of Rio de Janeiro (UERJ), the Piraquê Food Products Industry, and the Rio Sul Tower – according to the categories of modular coordination, systemic coordination, and materiality, created as tools to prove the hypothesis proposed in this work. Finally, a branching of the brutalist movement was confirmed in the architectural production of a group of carioca architects, which has the analytical character proposed by Jorge Czajkowski in 1985, who formulated but did not deepen the analyses of the problem. A problem that, at the brink, marks a distinction of the architectural production of the carioca-trained architects in the 1960s-70s from the historiographically consolidated Carioca School of Modern Architecture and also from the Paulista Brutalist School. The historiographical review proposed here suggests the reversal of the rhetoric of decadence, which permeates this production in the context of architectural theory and history, which becomes possible by the realisation that, in the 1960s-70s, there was a socialisation network in which knowledge was shared, and new repertoires were formed, which were mobilised in projects developed in harmony with current technologies and with the international debate in the architectural world of that contemporaneity. In this sense, a broad front of research opens up, that could once again be part of the architectural debate that, as Habermas proposed, constitutes one of the aspects of the shared intersubjectivity in the lifeworld, in the field of architectural theory and history.

Orientador(es)
JOAO MASAO KAMITA

Coorientador(es)
MARCOS OSMAR FAVERO

Banca
ANA LUIZA DE SOUZA NOBRE

Banca
JOAO MASAO KAMITA

Banca
ROBERTO LUIS TORRES CONDURU

Banca
MARCOS OSMAR FAVERO

Banca
GUSTAVO ROCHA PEIXOTO

Banca
RUTH VERDE ZEIN

Catalogação
2023-08-28

Apresentação
2023-05-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63800@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63800@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63800


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF