Título
[pt] NARRATIVAS SOBRE O ENSINO MONOLÍNGUE DE INGLÊS: O QUE PODEMOS APRENDER COM UMA ABERTURA À TRANSLINGUAGEM?
Autor
[pt] MARLOS GABRIEL DE CASTRO SILVA
Autor
[pt] DIOGO OLIVEIRA DO ESPIRITO SANTO
Vocabulário
[pt] LINGUA INGLESA
Vocabulário
[pt] MONOLINGUISMO
Vocabulário
[pt] TRANSLINGUAGEM
Resumo
[pt] Neste artigo, discutimos o impacto do paradigma monolíngue em discursos sobre o ensino de língua inglesa. Embasados em dados de uma pesquisa narrativa, analisamos excertos de uma entrevista desenvolvida com uma professora a fim de propormos a perspectiva translíngue como alternativa a práticas que ainda ignoram a diversidade linguística como recurso para o ensino. Concluímos que uma abertura à translinguagem tem o potencial de promover deslocamentos na concepção de língua que orienta o nosso olhar sobre o ensino de inglês e de criar espaços inclusivos em sala de aula em que seja possível o compartilhamento de experiências e práticas afetivas para além de ideais monolíngues.
Catalogação
2023-08-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63726@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63726
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF