Título
[pt] COMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS E PROGRAMA DE INTERCÂMBIO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DA PUC-RIO
Título
[en] INTERCULTURAL COMPETENCIES AND ACADEMIC EXCHANGE: AN ANALYSIS OF THE PERCEPTION OF UNDERGRADUATE STUDENTS AT PUC-RIO
Vocabulário
[pt] COMPETENCIAS INTERCULTURAIS
Vocabulário
[pt] ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Vocabulário
[pt] INTERCAMBIO ACADEMICO
Vocabulário
[en] INTERCULTURAL SKILLS
Vocabulário
[en] BUSINESS ADMINISTRATION
Vocabulário
[en] ACADEMIC EXCHANGE
Resumo
[pt] Este estudo busca identificar as competências interculturais desenvolvidas a
partir da percepção de estudantes formados em Administração de empresas
pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) que
realizaram intercâmbio acadêmico de longa duração. Para atingir esse objetivo,
o estudo foi realizado considerando as dimensões da competência intercultural
(ROSS et al., 2009 e GUEDES NETO et al., 2016). De acordo com o relato dos
estudantes foram identificadas falas que indicaram o desenvolvimento das seis
dimensões da competência intercultural, tendo em vista que os entrevistados
demonstraram adaptabilidade para lidar com os desafios ao longo do
intercâmbio, buscaram também estar engajado com os estudantes locais e
internacionais, buscando compreender e respeitar a perspectiva cultural desses
estudantes e encontrar conexões com eles, além de também controlar suas
emoções ao lidar com conflitos.
Resumo
[en] This study aims to identify the intercultural competences developed based on the
perception of students who graduated in Business Administration from the
Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-RIO) and participated in
long-term academic exchange programs. To achieve this objective, the study
considered the dimensions of intercultural competence (ROSS et al., 2009 and
GUEDES NETO et al., 2016). According to the students accounts, statements
were identified that indicated the development of the six dimensions of
intercultural competence. The interviewees demonstrated adaptability in dealing
with challenges throughout the exchange program and actively engaged with
both local and international students, seeking to understand and respect their cultural perspectives and establish connections with them. Furthermore, they also
exhibited emotional control when dealing with conflicts.
Orientador(es)
PATRICIA ITALA FERREIRA
Catalogação
2023-07-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63213@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63213@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63213
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF