Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] INVESTIGATION ABOUT SOCIAL MEDIA, EXPERIENCE AND WELLBEING

Título
[pt] INVESTIGAÇÃO SOBRE EXPERIÊNCIA E BEM-ESTAR NA INTERAÇÃO COM REDES SOCIAIS

Autor
[pt] BEATRIZ SANTOS DE PAULO

Vocabulário
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR

Vocabulário
[pt] DESIGN PARA O BEM-ESTAR

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA EMOCIONAL

Vocabulário
[pt] REDE SOCIAL

Vocabulário
[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION

Vocabulário
[en] DESIGN FOR WELLBEING

Vocabulário
[en] EMOTIONAL EXPERIENCES

Vocabulário
[en] SOCIAL MEDIA

Resumo
[pt] Na última década, os smartphones e aplicativos móveis tem se tornado parte da vida de bilhões ao redor do mundo. Designers são, implícita ou explicitamente, responsáveis pelas experiências emocionais que os produtos que utilizamos canalizam, bem como por seu impacto no bem-estar dos indivíduos. Uma vez que aplicativos de rede social e mensagem são produtos com diversas particularidades, com um público heterogêneo e massivo, e que experiências emocionais em produtos são fenômenos complexos e personalizados, a presente dissertação propõe analisar a diversidade de experiências emocionais e de relação com o bem-estar associadas à interação com aplicativos de rede social, com enfoque no Instagram e no Facebook. Foi realizada uma combinação dos métodos de Questionário e Colagem para buscar responder de forma descritiva as perguntas, analisando comportamentos, emoções e relação com necessidades psicológicas. Os principais resultados apontam para uma coleção de sentimentos e comportamentos que se repetem nessa experiência emocional, relacionada ao estímulo de necessidades psicológicas vitais para o bem-estar. O principal resultado é uma combinação de recomendações para o projeto de aplicativos sociais, que buscam apresentar formas de canalizar experiências saudáveis e positivas por meio da interação entre indivíduo e rede social.

Resumo
[en] In the last decade, social apps have become part of the lives of billions around the world. Designers are, implicitly or explicitly, responsible for the emotional experiences and well-being impact that products convey. Social apps are products with several particularities, with a heterogeneous and massive audience. Considering the complexity of emotional experiences in products, the present work analyzes the diversity of emotional experiences and relationships with well-being associated with use and interaction with social apps, focusing on Instagram and Facebook. We combined the Questionnaire and Collage methods to analyze behavioral patterns, emotions, and relationships with psychological needs. Results describe a collection of feelings and behaviors that repeat throughout emotional experiences, related to stimulation of psychological needs that are vital for well-being. Our main result is a combination of recommendations for the design of social applications, intending to convey healthy and positive experiences.

Orientador(es)
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA

Banca
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO

Banca
BEATRIZ RUSSO RODRIGUES

Banca
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA

Catalogação
2023-06-05

Apresentação
2022-03-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62766@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62766@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62766


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF