Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] RODRIGO FRANÇA AND THE BLACK THEATER: PROJECT, AGENCY AND ANTI-RACIST EDUCATION

Título
[pt] RODRIGO FRANÇA E O TEATRO NEGRO: PROJETO, AGÊNCIA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autor
[pt] MARIANA GOMES COELHO

Vocabulário
[pt] POLITICA

Vocabulário
[pt] TEATRO NEGRO

Vocabulário
[pt] ANTIRRACISMO

Vocabulário
[pt] ARTES CENICAS

Vocabulário
[en] POLICY

Vocabulário
[en] BLACK THEATER

Vocabulário
[en] ANTI-RACISM

Vocabulário
[en] STAGE ARTS

Resumo
[pt] Esta dissertação tem como tema central o Teatro Negro e doravante esta temática, constrói uma relação de investigação com Rodrigo França e seus empreendimentos. A partir de trabalho de campo realizado com este sujeito e sua rede de relações, em especial na produção do espetáculo Jorge Pra Sempre Verão, temos a produção de uma etnografia. Tal empreendimento é realizado na perspectiva de articular arte, antropologia, educação e práticas políticas. Com objetivo de considerar as contribuições de Rodrigo França e sua pedagogia antirracista, que perpassa os múltiplos campos de atuação deste sujeito, mas também verificando em que medida suas ações são fruto de uma continuidade histórica, é empreendida uma pesquisa acerca de dois momentos do Teatro Negro. O Teatro Abolicionista e o Teatro Experimental do Negro ganham destaque, pois, nos ajudam a refletir em que medida conseguimos articular teatro, educação e práticas políticas. Ainda que a partir de diferentes atuações e práticas, são capazes de produzir agência e transformações dentro e fora dos palcos. Na intenção de estabelecer conexões entre teatro e educação, aqui a arte é considerada a partir de suas capacidades agentivas e conectivas. A pedagogia antirracista empreendida por tais movimentos se faz necessária e urgente na construção de uma sociedade democrática e justa.

Resumo
[en] This dissertation has as central theme the Black Theater and henceforth this theme, builds an investigation relationship with Rodrigo França and his enterprises. From a fieldwork carried out with this subject and his network of relationships, especially in the production of the show Jorge Pra Sempre Verão, we have the production of an ethnography. This enterprise was carried out from the perspective of articulating art, anthropology, education, and social movements. In order to consider the contributions of Rodrigo França and his anti-racist pedagogy, which permeates the multiple fields of action of this subject, but also verifying to what extent his actions are the fruit of a historical continuity, a research about two moments of the Black Theater is undertaken. The Teatro Abolicionista and the Teatro Experimental do Negro are highlighted because they help us to reflect to what extent we can articulate theater, education and political practice, even if with different performances and practices, are able to produce agency and transformations on and off the stage. In the intention of establishing connections between theater and education, art is considered here from its agentive and connective capacities. The anti-racist pedagogy undertaken by such movements is necessary and urgent in the construction of a democratic and just society.

Orientador(es)
MYLENE MIZRAHI

Banca
ROSALIA MARIA DUARTE

Banca
MYLENE MIZRAHI

Banca
CAUE KRUGER

Banca
EVERTON RANGEL AMORIM

Catalogação
2023-04-25

Apresentação
2023-02-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62363@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62363@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62363


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF