Maxwell Para Simples Indexação

Título
[es] INTERCULTURALIDAD, DECOLONIALIDAD Y EDUCACIÓN: OUTRA PEDAGOGIA BASADA EN EL FÚTBOL?

Título
[pt] INTERCULTURALIDADE, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA PEDAGOGIA OUTRA A PARTIR DOS FUTEBÓIS?

Autor
[pt] FELIPE GUARACIABA FORMOSO

Vocabulário
[pt] FUTEBOL

Vocabulário
[pt] CULTURA CORPORAL

Vocabulário
[pt] EDUCACAO FISICA

Vocabulário
[pt] DECOLONIAL

Vocabulário
[pt] INTERCULTURAL

Vocabulário
[pt] MOVIMENTO SOCIAL

Vocabulário
[es] FUTBOL

Vocabulário
[es] CULTURA CORPORAL

Vocabulário
[es] EDUCACION FISICA

Vocabulário
[es] DESCOLONIAL

Vocabulário
[es] INTERCULTURALIDAD

Vocabulário
[es] MOVIMIENTOS SOCIALES

Resumo
[pt] Esta pesquisa de doutorado discute o campo pedagógico da Educação Física a partir do futebol, tensionando também as epistemologias da educação como um todo. No âmago do seu referencial teórico, abarca a perspectiva intercultural/decolonial. No trabalho é realizada uma metodologia pluriversal que conta, desde o referencial teórico, com pensadores/as subalternos/as, e a interseccionalidade é utilizada para a análise dos conteúdos. O objetivo da tese foi, por meio de uma coprodução que envolveu uma universidade e movimentos sociais do esporte, desestabilizar as epistemologias, metodologias e pedagogias do campo educacional, assim como sugerir alternativas potentes para a Educação Física e o ensino do futebol na formação docente. O fenômeno futebol foi um instrumento adotado para acessarmos agentes transgressores/as que pudessem problematizar a modernidade/colonialidade a partir da proposição de pedagogias decoloniais para seu enfrentamento. Os resultados nos permitem identificar possibilidades de desvelar a colonialidade por meio de pesquisas e práticas no campo da educação formal e não formal. A cultura corporal e seus diferentes futebóis são espaços fecundos para essa iniciativa.

Resumo
[es] Esta investigación doctoral discute el campo pedagógico de la Educación Física desde el fútbol, destacando también las epistemologías de la educación en su conjunto. Adopta la perspectiva intercultural/decolonial en el corazón de su marco teórico. Se lleva a cabo una metodología pluriversal, partiendo del marco teórico con pensadores/as subalternos/as. La interseccionalidad se utiliza para el análisis de contenido. El objetivo de la tesis fue, a través de una coproducción entre una universidad y movimientos sociales deportivos, desestabilizar las epistemologías, metodologías y pedagogías del campo educativo, así como sugerir alternativas poderosas para la Educación Física y la enseñanza del fútbol en la formación docente. El fenómeno del fútbol fue un instrumento adoptado para acceder a agentes transgresores que pudieran problematizar la modernidad/colonialidad, proponiendo pedagogías decoloniales para enfrentarla. Los resultados permiten identificar posibilidades de develación de la colonialidad a través de investigaciones y prácticas en el campo de la educación formal y no formal. La cultura corporal con sus diferentes balones de fútbol son espacios fértiles para esta iniciativa.

Orientador(es)
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA

Banca
CATHERINE WALSH

Banca
JOSE JAIRO VIEIRA

Catalogação
2023-03-28

Apresentação
2023-02-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62090@1

Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62090@4

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62090


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF