Título
[es] INTERCULTURALIDAD, DECOLONIALIDAD Y EDUCACIÓN: OUTRA PEDAGOGIA BASADA EN EL FÚTBOL?
Título
[pt] INTERCULTURALIDADE, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA PEDAGOGIA OUTRA A PARTIR DOS FUTEBÓIS?
Autor
[pt] FELIPE GUARACIABA FORMOSO
Vocabulário
[pt] FUTEBOL
Vocabulário
[pt] CULTURA CORPORAL
Vocabulário
[pt] EDUCACAO FISICA
Vocabulário
[pt] DECOLONIAL
Vocabulário
[pt] INTERCULTURAL
Vocabulário
[pt] MOVIMENTO SOCIAL
Vocabulário
[es] FUTBOL
Vocabulário
[es] CULTURA CORPORAL
Vocabulário
[es] EDUCACION FISICA
Vocabulário
[es] DESCOLONIAL
Vocabulário
[es] INTERCULTURALIDAD
Vocabulário
[es] MOVIMIENTOS SOCIALES
Resumo
[pt] Esta pesquisa de doutorado discute o campo pedagógico da Educação Física
a partir do futebol, tensionando também as epistemologias da educação como um
todo. No âmago do seu referencial teórico, abarca a perspectiva
intercultural/decolonial. No trabalho é realizada uma metodologia pluriversal que
conta, desde o referencial teórico, com pensadores/as subalternos/as, e a
interseccionalidade é utilizada para a análise dos conteúdos. O objetivo da tese foi,
por meio de uma coprodução que envolveu uma universidade e movimentos sociais
do esporte, desestabilizar as epistemologias, metodologias e pedagogias do campo
educacional, assim como sugerir alternativas potentes para a Educação Física e o
ensino do futebol na formação docente. O fenômeno futebol foi um instrumento
adotado para acessarmos agentes transgressores/as que pudessem problematizar a
modernidade/colonialidade a partir da proposição de pedagogias decoloniais para
seu enfrentamento. Os resultados nos permitem identificar possibilidades de
desvelar a colonialidade por meio de pesquisas e práticas no campo da educação
formal e não formal. A cultura corporal e seus diferentes futebóis são espaços
fecundos para essa iniciativa.
Resumo
[es] Esta investigación doctoral discute el campo pedagógico de la Educación
Física desde el fútbol, destacando también las epistemologías de la educación en su
conjunto. Adopta la perspectiva intercultural/decolonial en el corazón de su marco
teórico. Se lleva a cabo una metodología pluriversal, partiendo del marco teórico
con pensadores/as subalternos/as. La interseccionalidad se utiliza para el análisis de
contenido. El objetivo de la tesis fue, a través de una coproducción entre una
universidad y movimientos sociales deportivos, desestabilizar las epistemologías,
metodologías y pedagogías del campo educativo, así como sugerir alternativas
poderosas para la Educación Física y la enseñanza del fútbol en la formación
docente. El fenómeno del fútbol fue un instrumento adoptado para acceder a agentes
transgresores que pudieran problematizar la modernidad/colonialidad, proponiendo
pedagogías decoloniales para enfrentarla. Los resultados permiten identificar
posibilidades de develación de la colonialidad a través de investigaciones y
prácticas en el campo de la educación formal y no formal. La cultura corporal con
sus diferentes balones de fútbol son espacios fértiles para esta iniciativa.
Orientador(es)
VERA MARIA FERRAO CANDAU
Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU
Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
Banca
CATHERINE WALSH
Banca
JOSE JAIRO VIEIRA
Catalogação
2023-03-28
Apresentação
2023-02-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62090@1
Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62090@4
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62090
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF