Título
[pt] INSPIRANDO SUSTENTABILIDADE: O PAPEL DO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO NA EDUCAÇÃO E NA PROPAGAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE
Título
[en] INSPIRING SUSTAINABILITY: THE ROLE OF CONTENT DEVELOPMENT IN EDUCATION AND THE RISE OF SUSTAINABILITY
Autor
[pt] THIEGO DE AZEVEDO BALTEIRO
Vocabulário
[pt] COMUNICACAO
Vocabulário
[pt] MUDANCA COMPORTAMENTAL
Vocabulário
[pt] DESENVOLVIMENTO DE CONTEUDO
Vocabulário
[pt] MIDIA
Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[en] COMMUNICATION
Vocabulário
[en] BEHAVIOR CHANGE
Vocabulário
[en] CONTENT DEVELOPMENT
Vocabulário
[en] MEDIA
Vocabulário
[en] SUSTAINABILITY
Vocabulário
[en] EDUCATION
Resumo
[pt] Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável destacam, entre suas metas,
a conscientização, a informação e a educação – processos sobre os quais a
comunicação tem um papel-chave. A produção de conteúdo, seja ficcional,
documental ou jornalístico, tem enorme impacto em como as sociedades são
organizadas. Uma série de televisão ou um telejornal podem influenciar convicções,
ações e até mesmo políticas. Com base em diferentes modelos de mudança
comportamental, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, que analisou a
resposta do público a quatro vídeos: um trailer de uma série de ficção, um esquete
cômico, uma campanha ativista e um vídeo institucional de animação – todos com
foco na sustentabilidade. A pesquisa foi concluída conforme o planejado e, a partir
de suas respostas, esta dissertação refletiu sobre duas questões centrais: i) Como
podemos criar produtos audiovisuais que promovam mais engajamento e despertem
nos espectadores o interesse pela sustentabilidade?; e ii) Como garantir que a
mensagem da sustentabilidade não só alcance o espectador, mas também se
destaque frente a tantas outras, provocando uma mudança comportamental de
fato?. Associados, os dados da pesquisa bibliográfica e os resultados do
questionário forneceram insumos oportunos e ofereceram caminhos para não só
ampliar o engajamento do público, mas também dar mais relevância às mensagens
retratadas nos conteúdos.
Resumo
[en] The Sustainable Development Goals highlight, among their targets, awareness, information and education - processes in which communication plays a key role. The production of content, whether fictional, documentary or journalistic, has a huge impact on how societies are organized. A television series or a news program can influence convictions, actions and even policies. Based on different
models of behavior change, a quali-quantitative research was carried out, which
analyzed the public response to four videos: a trailer for a fiction series, a comic
skit, an activist campaign and an institutional animation video – all with a focus on
sustainability. The research was concluded as planned and, based on its answers,
this dissertation reflected on two main questions: i) How can we create audiovisual
products that promote more engagement and arouse interest in sustainability in
viewers?; and ii) How to ensure that the message of sustainability not only
reaches the viewer, but also stands out against so many others, causing a real
behavioral change?. Together, the data from the bibliographic research and the
results of the questionnaire provided timely inputs and offered ways to not only
increase public engagement, but also give more relevance to the messages portrayed
in the content.
Orientador(es)
FABIO RUBIO SCARANO
Banca
AGNIESZKA EWA LATAWIEC
Banca
FABIO RUBIO SCARANO
Banca
LEONARDO MORAES MENEZES
Catalogação
2023-02-24
Apresentação
2022-09-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61896@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61896@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61896
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF