Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] INSPIRANDO SUSTENTABILIDADE: O PAPEL DO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO NA EDUCAÇÃO E NA PROPAGAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

Título
[en] INSPIRING SUSTAINABILITY: THE ROLE OF CONTENT DEVELOPMENT IN EDUCATION AND THE RISE OF SUSTAINABILITY

Autor
[pt] THIEGO DE AZEVEDO BALTEIRO

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO

Vocabulário
[pt] MUDANCA COMPORTAMENTAL

Vocabulário
[pt] DESENVOLVIMENTO DE CONTEUDO

Vocabulário
[pt] MIDIA

Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[en] COMMUNICATION

Vocabulário
[en] BEHAVIOR CHANGE

Vocabulário
[en] CONTENT DEVELOPMENT

Vocabulário
[en] MEDIA

Vocabulário
[en] SUSTAINABILITY

Vocabulário
[en] EDUCATION

Resumo
[pt] Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável destacam, entre suas metas, a conscientização, a informação e a educação – processos sobre os quais a comunicação tem um papel-chave. A produção de conteúdo, seja ficcional, documental ou jornalístico, tem enorme impacto em como as sociedades são organizadas. Uma série de televisão ou um telejornal podem influenciar convicções, ações e até mesmo políticas. Com base em diferentes modelos de mudança comportamental, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, que analisou a resposta do público a quatro vídeos: um trailer de uma série de ficção, um esquete cômico, uma campanha ativista e um vídeo institucional de animação – todos com foco na sustentabilidade. A pesquisa foi concluída conforme o planejado e, a partir de suas respostas, esta dissertação refletiu sobre duas questões centrais: i) Como podemos criar produtos audiovisuais que promovam mais engajamento e despertem nos espectadores o interesse pela sustentabilidade?; e ii) Como garantir que a mensagem da sustentabilidade não só alcance o espectador, mas também se destaque frente a tantas outras, provocando uma mudança comportamental de fato?. Associados, os dados da pesquisa bibliográfica e os resultados do questionário forneceram insumos oportunos e ofereceram caminhos para não só ampliar o engajamento do público, mas também dar mais relevância às mensagens retratadas nos conteúdos.

Resumo
[en] The Sustainable Development Goals highlight, among their targets, awareness, information and education - processes in which communication plays a key role. The production of content, whether fictional, documentary or journalistic, has a huge impact on how societies are organized. A television series or a news program can influence convictions, actions and even policies. Based on different models of behavior change, a quali-quantitative research was carried out, which analyzed the public response to four videos: a trailer for a fiction series, a comic skit, an activist campaign and an institutional animation video – all with a focus on sustainability. The research was concluded as planned and, based on its answers, this dissertation reflected on two main questions: i) How can we create audiovisual products that promote more engagement and arouse interest in sustainability in viewers?; and ii) How to ensure that the message of sustainability not only reaches the viewer, but also stands out against so many others, causing a real behavioral change?. Together, the data from the bibliographic research and the results of the questionnaire provided timely inputs and offered ways to not only increase public engagement, but also give more relevance to the messages portrayed in the content.

Orientador(es)
FABIO RUBIO SCARANO

Banca
AGNIESZKA EWA LATAWIEC

Banca
FABIO RUBIO SCARANO

Banca
LEONARDO MORAES MENEZES

Catalogação
2023-02-24

Apresentação
2022-09-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61896@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61896@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61896


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF