Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] LIFE PATH AS A DIDACTIC STRATEGY: A PROPOSAL TO TEACHERS OF THE 6TH YEAR OF PRIMARY SCHOOL

Título
[pt] TRAJETÓRIAS DE VIDA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor
[pt] CAIO DIAS ALVES

Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA

Vocabulário
[pt] PROPOSTA DIDATICA

Vocabulário
[pt] MUSEU DA PESSOA

Vocabulário
[pt] TRAJETORIA DE VIDA

Vocabulário
[pt] AUTOBIOGRAFIA

Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY

Vocabulário
[en] DIDACTIC PROPOSAL

Vocabulário
[en] PERSON MUSEUM

Vocabulário
[en] LIFE TRAJECTORY

Vocabulário
[en] AUTOBIOGRAPHY

Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo compreender as trajetórias de vida, em formato autobiográfico, como estratégia didática na construção do conhecimento histórico escolar. Por meio do desenvolvimento de uma proposta educacional própria, mobilizamos a metodologia da pesquisa-ação, em conjunto com três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda na cidade do Rio de Janeiro. Em vista disso, parte da proposta didática consiste, em conjunto com outras atividades educacionais, na apropriação do Museu da Pessoa, um museu virtual, que compreende as trajetórias de vida como patrimônio da humanidade. As atividades procuraram investigar a utilização dessas trajetórias de vida enquanto possibilidade de construção do saber histórico escolar no ensino básico. Procuramos, desse modo, mobilizar conceitos e categorias tradicionalmente utilizados como conteúdos no 6º ano para investigar as possibilidades do uso das autobiografias por intermédio do Museu no ensino de História nesse segmento.

Resumo
[en] This Master s thesis aims to comprehend life path, in autobiographical form, as a didactic strategy to shape the school historical knowledge. Through the development of our own educational proposal, we boost the research-action methodology, along with three classes of the 6th year of Primary School at the Municipal School Sérgio Buarque de Holanda in the city of Rio de Janeiro. Therefore, part of the didactic research consists, in combination with other educational activities, to appropriate of the Museu da Pessoa project, a website museum, which uses life path s narratives as a Humanity s Cultural Heritage. The activities draw on personal narratives as a possibility of historical knowledge in basic education. Consequently, we produced and dialogued concepts as resources to investigate the autobiographical practice through the Museu da Pessoa conception.

Orientador(es)
PATRICIA COELHO DA COSTA

Banca
ANA CHRYSTINA VENANCIO MIGNOT

Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Banca
PATRICIA COELHO DA COSTA

Catalogação
2023-01-04

Apresentação
2022-09-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61694


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF