Título
[en] BETWEEN POSSESSIVE INDIVIDUALISM AND TRANSINDIVIDUALITY: ÉTIENNE BALIBAR AND THE POLITICAL ALTERNATIVES OF MODERNITY
Título
[pt] ENTRE INDIVIDUALISMO POSSESSIVO E TRANSINDIVIDUALIDADE: ÉTIENNE BALIBAR E AS ALTERNATIVAS POLÍTICAS DA MODERNIDADE
Autor
[pt] GLENDA VICENZI
Vocabulário
[pt] CONSCIENCIA
Vocabulário
[pt] JOHN LOCKE
Vocabulário
[pt] ETIENNE BALIBAR
Vocabulário
[pt] TRANSINDIVIDUAL
Vocabulário
[pt] PROPRIEDADE
Vocabulário
[pt] FILOSOFIA POLITICA
Vocabulário
[pt] BENEDICTUS (BARUCH) SPINOZA
Vocabulário
[pt] INDIVIDUALISMO
Vocabulário
[en] CONSCIOUSNESS
Vocabulário
[en] JOHN LOCKE
Vocabulário
[en] ETIENNE BALIBAR
Vocabulário
[en] TRANSINDIVIDUALITY
Vocabulário
[en] OWNERSHIP
Vocabulário
[en] POLITICAL PHILOSOPHY
Vocabulário
[en] BENEDICTUS (BARUCH) SPINOZA
Vocabulário
[en] INDIVIDUALISM
Resumo
[pt] Esta tese dedica-se à reflexão teórica em torno do problema do indivíduo na
modernidade desde a perspectiva da conjunção entre política e filosofia. Em
particular, toma-se como ponto de partida o diagnóstico apresentado pela teoria do
individualismo possessivo, de C. B. Macpherson, especialmente quando explicita
que as sociedades políticas modernas se estruturaram a partir de uma concepção de
indivíduo marcada por características possessivas. A tese objetiva demonstrar como
historicamente esteve posta uma disputa teórico-política em torno dessa noção.
Assim, na primeira parte, propõe-se que a leitura de Étienne Balibar em relação à
filosofia de John Locke, a qual se constitui como uma das bases da teoria do
individualismo possessivo, apresenta uma renovação crítica de tal teoria, pois
explicita que a conjunção entre indivíduo e propriedade não se limita à teoria
política e à teoria da propriedade, mas está inscrita na teoria metafísica,
estruturando a própria concepção de consciência individual. Já na segunda parte da
tese é analisado em que sentido as teorias contemporâneas sobre o transindividual
– hipótese primeiramente formulada por Gilbert Simondon – representam uma
contraposição atual a essa perspectiva sobre a individualidade, que, ao mesmo
tempo, diferencia-se das críticas tradicionais do individualismo. Essa problemática
também é analisada através da leitura de Balibar, a qual oferece às teorias do
transindividual um necessário complemento político que não estava inteiramente
presente nas versões mais estritamente ontológicas. Além disso, ao partir da
filosofia de Spinoza, a interpretação balibardiana permite identificar a formulação
de uma concepção alternativa sobre a individualidade contemporânea a Locke.
Propõe-se que tal concepção não se baseia em características possessivas e institui
um horizonte para a imaginação política frente aos desafios políticos
contemporâneos.
Resumo
[en] This dissertation focuses on the theoretical debate around the problem of the
individual in modernity from the perspective of the conjunction between politics
and philosophy. It departs from the diagnosis presented by C. B. Macpherson s
theory of possessive individualism, especially when it states that modern political
societies have been structured by a conception of the individual characterized by
possessive qualities. The dissertation aims to demonstrate how historically a
theoretical-political struggle around this notion has taken place. Thus, in the first
part, it is proposed that Étienne Balibar s reading of John Locke s philosophy, which
is one of the foundations of the theory of possessive individualism, presents a
critical renewal of such theory, since it clarifies that the conjunction between
individual and property is not limited to political theory and property theory, but is
embedded in metaphysical theory, structuring the very conception of individual
consciousness. The second part of the thesis analyzes how contemporary theories
of the transindividual - hypothesis first formulated by Gilbert Simondon - represent
a contemporary counterpoint to this perspective on individuality, which, at the same
time, differs from traditional critiques of individualism. This problematic is also
analyzed through Balibar s reading, which offers to the theories of the
transindividual a necessary political supplement that was not entirely present in the
more strictly ontological versions. Moreover, by starting from Spinoza s
philosophy, the Balibardian interpretation allows the identification of the
formulation of an alternative conception on individuality contemporary to Locke.
It is proposed that such conception is not based on possessive characteristics and
establishes a horizon for the political imagination in light of contemporary political
challenges.
Orientador(es)
BETHANIA DE ALBUQUERQUE ASSY
Banca
FRANCISCO DE GUIMARAENS
Banca
MAURICIO DE ALBUQUERQUE ROCHA
Banca
BETHANIA DE ALBUQUERQUE ASSY
Banca
VERA KARAM DE CHUEIRI
Banca
RAFAEL FELGUEIRAS ROLO
Catalogação
2022-12-15
Apresentação
2022-12-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61557@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61557@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61557
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