Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS

Título
[pt] SER CRIANÇA E HERÓI NO JOGO E NA VIDA: A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA, O BRINCAR E OS DESENHOS ANIMADOS

Autor
[pt] RAQUEL GONCALVES SALGADO

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[pt] CULTURA LUDICA

Vocabulário
[en] CHILDHOOD

Vocabulário
[en] PLAY CULTURE

Resumo
[pt] Compreender identidades e valores construídos pelas crianças, em suas brincadeiras e jogos, a partir das interfaces com os desenhos animados contemporâneos é o principal objetivo deste trabalho. Tomando como eixos de análise a representação da criança como protagonista e herói e a configuração de novas fronteiras entre os mundos infantil e adulto nesses textos midiáticos, pretende-se discutir os modos como crianças e adultos definem e negociam papéis e lugares sociais na cultura contemporânea. A busca por competências, saberes e informações para a inserção em uma cultura lúdica, que se configura em rede e é atravessada por narrativas de diversos suportes midiáticos, apresenta-se como um outro aspecto relevante nas experiências cotidianas da infância contemporânea e, por isso, consiste, também, em um dos focos de análise. Os conceitos de dialogismo e alteridade, de Mikhail Bakhtin, são centrais por permitirem, de um lado, compreender as relações entre a experiência subjetiva e os discursos midiáticos e, de outro, construir uma perspectiva metodológica voltada à construção de conhecimentos e experiências por parte de crianças e adultos no próprio processo de pesquisa.

Resumo
[en] To comprehend how children construct values and identities in their play and games, through interfaces with contemporary cartoons, is the main objective of this work. Assuming the representation of child as protagonist and hero and the configuration of new boundaries between childhood and adulthood on these media texts as analysis axis, this research intends to discuss the ways children and adults have been defining and negotiating social roles and places in contemporary culture. The search for competencies, knowledge and information for the entrance in a play culture, which is designed as a network and crossed by narratives from different media, constitutes another relevant aspect in children daily experiences, that is why it is also considered as one of the analysis focus. Dialogism and alterity concepts, defined by Mikhail Bakhtin, are central because they allow, on the one hand, to comprehend the relationship between subjective experience and the media discourses and, on the other hand, to construct a methodological view aimed at the construction of knowledge and experiences by children and adults during the research process.

Orientador(es)
SOLANGE JOBIM E SOUZA

Banca
SOLANGE JOBIM E SOUZA

Banca
SONIA KRAMER

Banca
ROSALIA MARIA DUARTE

Banca
LUCIA RABELLO DE CASTRO

Banca
ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA

Catalogação
2005-03-23

Apresentação
2005-02-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6155


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF