Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] FISSURAS NA MOLDURA COLONIAL PORTUGUESA: VISUALIDADES E VISÃO DE MUNDO NA OBRA DE JOSÉ LUANDINO VIEIRA

Título
[fr] FISSURES DU CADRE COLONIAL PORTUGAIS: VISUALITÉ ET VISION DU MONDE DANS L OEUVRE DE JOSÉ LUANDINO VIEIRA

Título
[en] FISSURES OF THE PORTUGUESE COLONIAL FRAME: VISUALITY AND WORLDVIEW IN THE WORK OF JOSÉ LUANDINO VIEIRA

Autor
[pt] PEDRO BEJA AGUIAR

Vocabulário
[pt] COLONIALISMO

Vocabulário
[pt] MOLDURA COLONIAL PORTUGUESA

Vocabulário
[pt] PENSAMENTO VISUAL

Vocabulário
[pt] COLONIALIDADE

Vocabulário
[pt] JOSE LUANDINO VIEIRA

Vocabulário
[fr] COLONIALISME

Vocabulário
[fr] PORTUGUESE COLONIAL FRAME

Vocabulário
[fr] PENSEE VISUELLE

Vocabulário
[fr] COLONIALITE

Vocabulário
[fr] JOSE LUANDINO VIEIRA

Vocabulário
[en] COLONIALISM

Vocabulário
[en] PORTUGUESE COLONIAL FRAME

Vocabulário
[en] VISUAL THINKING

Vocabulário
[en] COLONIALITY

Vocabulário
[en] JOSE LUANDINO VIEIRA

Resumo
[pt] A tese Fissuras da moldura colonial portuguesa: visualidade e visão de mundo na obra de José Luandino Vieira tem como objetivo interrogar as potencialidades narrativas que se abrem nas relações entre as formas plásticas e as imagens literárias construídas pelo escritor luso-angolano José Luandino Vieira em três obras distintas: no livro Papéis da Prisão (2015), compilação de 17 cadernos produzidos pelo autor durante o período de encarceramento vivido entre os anos de 1962 e 1971 e nos romances O livro dos rios. De rios velhos e guerrilheiros I (2006) e O livro dos guerrilheiros. De rios velhos e guerrilheiros II (2009). A intenção é compreender alguns recursos utilizados pelo escritor para enfrentar e transtornar a linguagem hegemônica da moldura colonial portuguesa, como a desnaturalização da língua portuguesa e a estratégia do pensamento visual que possibilita transfigurar a realidade. Na perspectiva teórico-metodológica, recorro a teorias que ajudem a compreender tanto os mecanismos de luta anticolonial quanto as estratégias de utilização específica da imagem como parte do seu projeto estético-político.

Resumo
[en] The thesis Fissures of the portuguese colonial frame: visuality and worldview in the work of José Luandino Vieira aims to interrogate the narrative potentialities that open up in the relations between the plastic forms and the literary images constructed by the Portuguese-Angolan writer José Luandino Vieira in three distinct works: in the book Papéis da Prisão (2015), compilation of 17 notebooks produced by the author during the period of imprisonment lived between the years of 1962 and 1971 and in the novels O livro dos rios. De rios velhos e guerrilheiros I (2006) and O livro dos guerrilheiros. De rios velhos e guerrilheiros II (2009). The intention is to understand some resources used by the writer to face and upset the hegemonic language of the portuguese colonial frame, such as the denaturalization of the portuguese language and the strategy of visual thinking that makes it possible to transfigure reality. In the theoretical-methodological perspective, I resort to theories that help to understand both the mechanisms of anti-colonial struggle and the use of using the image as part of its aesthetic-political project.

Resumo
[fr] La thèse Fissures du cadre colonial portugais: visualité et vision du monde dans l oeuvre de José Luandino Vieira vise à interroger les potentialités narratives qui s ouvrent dans les relations entre les formes plastiques et les images littéraires construites par l écrivain luso-angolais José Luandino Vieira dans trois ouvrages différents: dans le Papéis da Prisão (2015), compilation de 17 carnets produits par l auteur pendant la période d emprisonnement entre 1962 et 1971; et dans les romans O livro dos rios. De rios velhos e guerrilheiros I (2006) et O livro dos guerrilheiros. De rios velhos e guerrilheiros II (2009). L intention est de comprendre certaines ressources utilisées par l écrivain pour affronter et bouleverser la langue hégémonique du cadre colonial portugais, comme la dénaturalisation de la langue portugaise et la stratégie de la pensée visuelle qui permet de transfigurer la réalité. Dans une perspective théorico-méthodologique, je recours à des théories qui aident à comprendre à la fois les mécanismes de la lutte anticoloniale et les stratégies d utilisation spécifique de l image dans la partie de son projet esthético-politique.

Orientador(es)
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO

Banca
PAULO ROBERTO TONANI DO PATROCINIO

Banca
SILVIO RENATO JORGE

Banca
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO

Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO

Banca
VIVIANE MENDES DE MORAES (AZA NJERI)

Catalogação
2022-11-22

Apresentação
2022-09-22

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61322@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61322@2

Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61322@3

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61322


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF