Título
[pt] FISSURAS NA MOLDURA COLONIAL PORTUGUESA: VISUALIDADES E VISÃO DE MUNDO NA OBRA DE JOSÉ LUANDINO VIEIRA
Título
[fr] FISSURES DU CADRE COLONIAL PORTUGAIS: VISUALITÉ ET VISION DU MONDE DANS L OEUVRE DE JOSÉ LUANDINO VIEIRA
Título
[en] FISSURES OF THE PORTUGUESE COLONIAL FRAME: VISUALITY AND WORLDVIEW IN THE WORK OF JOSÉ LUANDINO VIEIRA
Autor
[pt] PEDRO BEJA AGUIAR
Vocabulário
[pt] COLONIALISMO
Vocabulário
[pt] MOLDURA COLONIAL PORTUGUESA
Vocabulário
[pt] PENSAMENTO VISUAL
Vocabulário
[pt] COLONIALIDADE
Vocabulário
[pt] JOSE LUANDINO VIEIRA
Vocabulário
[fr] COLONIALISME
Vocabulário
[fr] PORTUGUESE COLONIAL FRAME
Vocabulário
[fr] PENSEE VISUELLE
Vocabulário
[fr] COLONIALITE
Vocabulário
[fr] JOSE LUANDINO VIEIRA
Vocabulário
[en] COLONIALISM
Vocabulário
[en] PORTUGUESE COLONIAL FRAME
Vocabulário
[en] VISUAL THINKING
Vocabulário
[en] COLONIALITY
Vocabulário
[en] JOSE LUANDINO VIEIRA
Resumo
[pt] A tese Fissuras da moldura colonial portuguesa: visualidade e visão de
mundo na obra de José Luandino Vieira tem como objetivo interrogar as
potencialidades narrativas que se abrem nas relações entre as formas plásticas e as
imagens literárias construídas pelo escritor luso-angolano José Luandino Vieira em
três obras distintas: no livro Papéis da Prisão (2015), compilação de 17 cadernos
produzidos pelo autor durante o período de encarceramento vivido entre os anos de
1962 e 1971 e nos romances O livro dos rios. De rios velhos e guerrilheiros I (2006)
e O livro dos guerrilheiros. De rios velhos e guerrilheiros II (2009). A intenção é
compreender alguns recursos utilizados pelo escritor para enfrentar e transtornar a
linguagem hegemônica da moldura colonial portuguesa, como a desnaturalização
da língua portuguesa e a estratégia do pensamento visual que possibilita transfigurar
a realidade. Na perspectiva teórico-metodológica, recorro a teorias que ajudem a
compreender tanto os mecanismos de luta anticolonial quanto as estratégias de
utilização específica da imagem como parte do seu projeto estético-político.
Resumo
[en] The thesis Fissures of the portuguese colonial frame: visuality and
worldview in the work of José Luandino Vieira aims to interrogate the narrative
potentialities that open up in the relations between the plastic forms and the literary
images constructed by the Portuguese-Angolan writer José Luandino Vieira in three
distinct works: in the book Papéis da Prisão (2015), compilation of 17 notebooks
produced by the author during the period of imprisonment lived between the years
of 1962 and 1971 and in the novels O livro dos rios. De rios velhos e guerrilheiros
I (2006) and O livro dos guerrilheiros. De rios velhos e guerrilheiros II (2009). The
intention is to understand some resources used by the writer to face and upset the
hegemonic language of the portuguese colonial frame, such as the denaturalization
of the portuguese language and the strategy of visual thinking that makes it possible
to transfigure reality. In the theoretical-methodological perspective, I resort to
theories that help to understand both the mechanisms of anti-colonial struggle and
the use of using the image as part of its aesthetic-political project.
Resumo
[fr] La thèse Fissures du cadre colonial portugais: visualité et vision du monde
dans l oeuvre de José Luandino Vieira vise à interroger les potentialités narratives
qui s ouvrent dans les relations entre les formes plastiques et les images littéraires
construites par l écrivain luso-angolais José Luandino Vieira dans trois ouvrages
différents: dans le Papéis da Prisão (2015), compilation de 17 carnets produits par
l auteur pendant la période d emprisonnement entre 1962 et 1971; et dans les romans
O livro dos rios. De rios velhos e guerrilheiros I (2006) et O livro dos guerrilheiros.
De rios velhos e guerrilheiros II (2009). L intention est de comprendre certaines
ressources utilisées par l écrivain pour affronter et bouleverser la langue
hégémonique du cadre colonial portugais, comme la dénaturalisation de la langue
portugaise et la stratégie de la pensée visuelle qui permet de transfigurer la réalité.
Dans une perspective théorico-méthodologique, je recours à des théories qui aident
à comprendre à la fois les mécanismes de la lutte anticoloniale et les stratégies
d utilisation spécifique de l image dans la partie de son projet esthético-politique.
Orientador(es)
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO
Banca
PAULO ROBERTO TONANI DO PATROCINIO
Banca
SILVIO RENATO JORGE
Banca
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO
Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
Banca
VIVIANE MENDES DE MORAES (AZA NJERI)
Catalogação
2022-11-22
Apresentação
2022-09-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61322@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61322@2
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61322@3
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61322
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF