Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BLACK WOMEN AND THE UNIVERSITY: A REFLECTION ON THE STUDENT PERMANENCE OF BLACK STUDENTS IN THE SOCIAL WORK COURSE

Título
[pt] MULHERES NEGRAS E UNIVERSIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL DE DISCENTES NEGRAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Autor
[pt] LIVIA SOUZA SILVA

Vocabulário
[pt] MULHER NEGRA

Vocabulário
[pt] PERMANENCIA ESTUDANTIL

Vocabulário
[pt] POLITICA DE ACAO AFIRMATIVA

Vocabulário
[en] BLACK WOMAN

Vocabulário
[en] STUDENT STAY

Vocabulário
[en] AFFIRMATIVE ACTION POLICY

Resumo
[pt] A presente dissertação, intitulada Mulheres Negras e Universidade: uma reflexão sobre a permanência estudantil das discentes negras do curso de Serviço Social da PUC-Rio, trata da questão da permanência e do programa de assistência estudantil da PUC-Rio. Assistência estudantil é aqui compreendida como um programa voltado para a permanência de estudantes das classes trabalhadores e/ou pertencentes a grupos que vivem em condições de desigualdade social e tem como objetivo central proporcionar às necessidades e demandas acadêmicas condições que possibilitem a vivência plena da vida universitária e contribuam para a diminuição da evasão. A pesquisa tem como parte dos objetivos analisar as principais dificuldades de permanência vivenciadas pelas estudantes negras de Serviço Social da PUC-Rio, matriculadas nos anos de 2018 e 2019, realizar o levantamento do perfil dos discentes matriculados nos anos de 2018 e 2021 e identificar a importância do Fundo Emergencial de Solidariedade da PUC-Rio na trajetória universitária das estudantes negras. Para isso foram entrevistados 33 discentes e posteriormente 5 discentes negras, por meio de um formulário que foi enviado por estudantes do Centro Acadêmico Zica de Oliveira de Serviço Social para as representantes das turmas e ingressantes nos anos 2018, 2019, 2020 e 2021. Este estudo possibilitou a compreensão dos desafios enfrentados pelas discentes negras e pertencentes às classes populares, a importância do programa oferecido pela Universidade para a permanência dessas estudantes e analisou propostas apresentadas por elas para a manutenção da vida acadêmica que ainda não são ofertadas pela PUC-Rio.

Resumo
[en] This dissertation entitled, Black Women and University: a reflection on the student permanence of black students of the course of Social Work of PUC-Rio, deals with the issue of permanence and student assistance program of PUC-Rio. Student assistance is understood here as a program aimed at the permanence of students of the working classes and/ or belonging to groups that live in conditions of social inequality and its main objective is to provide the needs and academic demands, full experience of university life and contributing to the reduction of evasion. The research has as part of the objectives, to analyze the main difficulties of permanence experienced by black students of Social Work of PUC-Rio, enrolled in the years To carry out the survey of the profile of the students and to identify the importance of the Emergency Solidarity Fund of the PUC-Rio in the university trajectory of black students. For this, 33 students were interviewed and later 5 black students, through a form that was sent by students of the Zica de Oliveira Academic Center for Social Work for the representatives of the classes and those who joined in the years 2018, 2019, 2020 and 2021. This study enabled the understanding of the socioeconomic challenges faced by black and the importance of the program offered by the University for the permanence of these students and analyzed proposals presented by them for the maintenance of academic life that are not yet offered by PUC-Rio.

Orientador(es)
ANDREIA CLAPP SALVADOR

Banca
ANDREIA CLAPP SALVADOR

Banca
TANIA HORSTH NORONHA JARDIM

Banca
MARIA APARECIDA MIRANDA

Catalogação
2022-10-06

Apresentação
2022-08-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60766@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60766@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60766


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF