Título
[pt] A DRAMATURGIA FORA DE SI
Título
[es] LA DRAMATURGIA FUERA DE SÍ MISMA
Autor
[pt] DIOGO LIBERANO RIBEIRO
Vocabulário
[pt] DRAMATURGIA
Vocabulário
[pt] FICCAO-TEXTO-MUNDO
Vocabulário
[pt] PECA-PROBLEMA
Vocabulário
[pt] TRANSGENERIDADE TEXTUAL
Vocabulário
[pt] CORPO-QUE-ESCREVE
Vocabulário
[pt] CAMPO RESTRITO
Vocabulário
[pt] REALISMO CAPITALISTA
Vocabulário
[pt] ENCENACAO TEATRAL
Vocabulário
[pt] DRAMATURGIA BRASILEIRA
Vocabulário
[pt] CAMPO AMPLIADO
Vocabulário
[es] DRAMATURGIA
Vocabulário
[es] FICCION-TEXTO-MUNDO
Vocabulário
[es] PIEZA-PROBLEMA
Vocabulário
[es] TRANSGENERISMO TEXTUAL
Vocabulário
[es] CUERPO-QUE-ESCRIBE
Vocabulário
[es] CAMPO RESTRINGIDO
Vocabulário
[es] REALISMO CAPITALISTA
Vocabulário
[es] ESCENA TEATRAL
Vocabulário
[es] DRAMATURGIA BRASILENA
Vocabulário
[es] CAMPO AMPLIADO
Resumo
[pt] A tese aborda a dramaturgia para além do sentido clássico que a define como
um tipo de literatura diretamente encenável, um texto ou uma peça de teatro. Mais
do que recusar tal convenção, busca aproximá-la de outras experimentações visando
confirmar o quanto, através de sucessivas crises, a dramaturgia segue em
transformação. Em oito capítulos e por meio de um repertório heterogêneo de
referências dos campos da filosofia, da sociologia, da teoria literária e da
performance, a pesquisa conjura noções que atualizam aspectos da criação
dramatúrgica, tais como a participação do corpo de um(a) dramaturgo(a) no
processo criativo bem como a proveitosa relação de problema entre texto e cena
teatral; propõe críticas às expansões da dramaturgia contemporânea, reconhecendo
como o realismo capitalista, enquanto poética do capitalismo, impõe formas e
visões de mundo às dramaturgias; e, em contraponto, tece elogios às capacidades
da ficção em modificar o texto do mundo bem como à sua transgeneridade como
um modo de proteger a alegria textual. Em suas investidas, a tese busca oferecer
abordagens que valorizam a dramaturgia como uma prática responsiva a cada época
e indisposta a qualquer norma ou modelo que tente enquadrá-la.
Resumo
[es] La tesis aborda la dramaturgia más allá del sentido clásico que la define como
un tipo de literatura directamente escenificable, un texto o una pieza de teatro. Más
que rechazar tal convención, busca acercarla a otros experimentos para comprobar
cuánto, a través de sucesivas crisis, la dramaturgia sigue cambiando. En ocho
capítulos y por medio de un repertorio heterogéneo de referencias provenientes de
los campos de la filosofía, la sociología, la teoría literaria y la performance, la
investigación evoca nociones que actualizan aspectos de la creación dramatúrgica,
como la participación del cuerpo de un(a) dramaturgo(a) en el proceso creativo así
como la fructífera relación de problema entre texto y escena teatral; propone críticas
a las expansiones de la dramaturgia contemporánea, reconociendo de qué maneras
el realismo capitalista, como poética del capitalismo, impone formas y
cosmovisiones a las dramaturgias; y, en cambio, alaba la capacidad de la ficción en
modificar el texto del mundo así como su transgenerismo como forma de proteger
la alegría textual. En sus incursiones, la tesis busca plantear enfoques que valoren
la dramaturgia como una práctica de respuesta a cada época y reacia a cualquier
norma o modelo que intente enmarcarla.
Orientador(es)
ROSANA KOHL BINES
Banca
ROSANA KOHL BINES
Banca
MARINA TEIXEIRA WERNECK VIANNA
Banca
MANOEL ALEXANDRE SILVESTRE FRIQUES DE SOUSA
Banca
CAMILA BAUER BRONSTRUP
Banca
MARIA HELENA FRANCO MARTINS
Catalogação
2022-10-03
Apresentação
2022-08-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60702@1
Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60702@4
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60702
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF