Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O CINEMA MAL-DITO DE PETER TSCHERKASSKY: HANTOLOGIA E A FORMA INFORME

Título
[en] PETER TSCHERKASSKY S CURSED CINEMA: HAUNTOLOGY AND FORMLESS

Autor
[pt] BARBARA BERGAMASCHI NOVAES

Vocabulário
[pt] ARTE CONTEMPORANEA

Vocabulário
[pt] CINEMA DE ARQUIVO

Vocabulário
[pt] VANGUARDAS EUROPEIAS

Vocabulário
[pt] CINEMA E MODERNISMO

Vocabulário
[pt] CINEMA ESTRUTURAL

Vocabulário
[pt] CINEMA E POESIA

Vocabulário
[pt] CINEMA DE VANGUARDA

Vocabulário
[pt] CINEMA EXPERIMENTAL

Vocabulário
[pt] FOUND FOOTAGE

Vocabulário
[pt] SURREALISMO

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY ART

Vocabulário
[en] ARCHIVAL CINEMA

Vocabulário
[en] EUROPEAN AVANT-GARDE

Vocabulário
[en] CINEMA AND MODERNISM

Vocabulário
[en] STRUCTURAL CINEMA

Vocabulário
[en] CINEMA AND POETRY

Vocabulário
[en] AVANT-GARDE CINEMA

Vocabulário
[en] EXPERIMENTAL CINEMA

Vocabulário
[en] FOUND FOOTAGE

Vocabulário
[en] SURREALISM

Resumo
[pt] Na nova cena da poética da obsolescência, dentro do campo específico do cinema do found footage de vanguarda contemporânea, um cineasta célebre e laureado nos festivais de cinema tem se colocado frontalmente na trincheira em prol do analógico: Peter Tscherkassky (1958-). Esta tese é escrita no entroncamento fulcral entrea sua biografia, a historiografia e teoria do cinema e as análises fílmicas críticas ad hoc de sua filmografia. A metodologia da tese reflete o pensamento excessivo anti-axiomático de Georges Bataille assim como a ideia da constelação intempestiva de Walter Benjamin. Desse modo criamos uma série de afinidades eletivas que compõe uma rede de autores basilares para a tese, sendo eles: Georges Didi-Huberman, Mark Fisher, Rosalind Krauss, Jacques Derrida, Thomas Elsaesser, Roland Barthes, entre outros. Tscherkassky opera uma transgressão da semelhança conforme das imagens, fazendo vir à tona a parte maldita da historiografia cinematográfica. No lugar de uma ontologia indexical clássica, ele nos faz adentrar no campo da hantologia, na condição estrutural do cinema enquanto espectros. Seu trabalho é uma tentativa genealógica de reencantamento com as imagens do cinema hoje apaziguado pelo controle da teleologia narrativa do cinema comercial e da dominância do regime representativo.

Resumo
[en] At the intersection between the museum and the movie theater, a number of contemporary artists have been investigating the corporeality of analog images. In this new scene of the poetics of obsolescence, within the specific field of contemporary found footage avant-garde cinema, our object of study, the Austrian Peter Tscherkassky (1958-) occupies a prominent place. The thesis is written at the central injunction of three lines: i - The biography and critical fortune of the director; ii- the dialogue with a classical historiography and film theory; and iiithe ad hoc critical film analysis of his filmography. In an inflection with Georges Bataille s excessive anti-axiomatic and formless thought and, as well, into Walter Benjamin s idea of constellation, we seek to create a series of elective affinities that compose a network of authors that are fundamental to the thesis, namely: George Didi -Huberman, Mark Fisher, Rosalind Krauss, Jacques Derrida, Thomas Elseasser, Roland Barthes, among others. From a genealogical and extemporaneous re-elaboration of the filmic ruin, he operates a transgression of the mimesis and the conform similarity of the images, bringing to light the cursed part of cinematographic historiography. Instead of a classic indexical ontology, Tscherakassky takes us into the field of hauntology, in other words, the structural condition of cinema as specters.His work would be a genealogical attempt of re-enchantment with images of cinema that are today appeased by the control of narrative teleology and the representative regime. We conclude that the filmmaker s extemporaneous and anachronistic cinema are strong responses and symptoms of problematics of the contemporary cinema scene.

Orientador(es)
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Banca
ROSANA KOHL BINES

Banca
LUIZ CARLOS GONCALVES DE OLIVEIRA JUNIOR

Banca
ANGELA FREIRE PRYSTHON

Banca
HERMANO ARRAES CALLOU

Catalogação
2022-10-03

Apresentação
2022-08-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60700@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60700@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60700


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF