Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] LAURINDO IS BACK: THE FICCIONAL BIOGRAPHY OF A UNIQUE PERSONAGE OF THE SAMBA SONGBOOK

Título
[pt] LAURINDO VOLTOU: A BIOGRAFIA FICTÍCIA DE UM PERSONAGEM SUI GENERIS DO CANCIONEIRO DO SAMBA

Autor
[pt] RODRIGO VALLE ALZUGUIR

Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Vocabulário
[pt] O NEGRO E SUAS REPRESENTACOES

Vocabulário
[pt] PERSONAGENS DO SAMBA

Vocabulário
[pt] LAURINDO

Vocabulário
[pt] SAMBA

Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE

Vocabulário
[en] THE NEGRO AND HIS REPRESENTATIONS

Vocabulário
[en] SAMBA PERSONAGES

Vocabulário
[en] LAURINDO

Vocabulário
[en] SAMBA

Resumo
[pt] Este trabalho pretende investigar um caso sui generis na música popular brasileira: um personagem que se faz presente, como protagonista, em cerca de vinte sambas de autores variados, compostos de forma espontânea, sem razão aparente, por grandes compositores populares atuantes nas décadas de 1930, 40 e 50, em especial Noel Rosa (1910-1937), Wilson Baptista (1913-1968) e Herivelto Martins (1912-1992). Laurindo é espécie de síntese de muitos homens reais de seu tempo – negros, músicos, líderes carismáticos, transgressores, malandros, comunistas –, indivíduos muitas vezes silenciados, apagados, rasurados, da História. Sua trajetória fictícia, que atravessa momentos importantes da história social do Rio de Janeiro, será percorrida e estudada, aqui, à luz de contrapontos como malandragem e Estado Novo, tradição e modernidade, memória e esquecimento, realidade e ficção.

Resumo
[en] This dissertation intends to investigate a sui generis case in Brazilian popular music: a fictitious personage who is present, as a protagonist, in about twenty sambas, spontaneously composed by different authors, for no apparent reason. These were major popular composers active in the 1930s, 40s and 50s – such as Noel Rosa (1910-1937), Wilson Baptista (1913-1968) and Herivelto Martins (1912-1992). This personage, Laurindo, is roughly a synthesis of many real men of his time – black men, musicians, charismatic leaders, transgressors, malandros, communists –, individuals who were often silenced or erased from official History. His fictitious trajectory crosses important moments in the social history of Rio de Janeiro and will be addressed here in the light of topics such as malandragem and Estado Novo, tradition and modernity, memory and oblivion, reality and fiction.

Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
MIGUEL JOST RAMOS

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
CINTIA SANMARTIN FERNANDES

Catalogação
2022-05-26

Apresentação
2022-04-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59228@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59228@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59228


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF