Título
[pt] MICHEL FOUCAULT: O INTELECTUAL ENQUANTO SUPERASTRO
Título
[en] MICHEL FOUCAULT: THE INTELLECTUAL WHILE SUPERSTAR
Autor
[pt] MATHEUS RIBEIRO ALVES DE LIMA
Vocabulário
[pt] BIOGRAFIA
Vocabulário
[pt] SUPERASTRO
Vocabulário
[pt] INTELECTUAL
Vocabulário
[pt] MICHEL FOUCAULT
Vocabulário
[pt] ENTREVISTA
Vocabulário
[en] BIOGRAPHY
Vocabulário
[en] SUPERSTAR
Vocabulário
[en] INTELLECTUAL
Vocabulário
[en] MICHEL FOUCAULT
Vocabulário
[en] INTERVIEWS
Resumo
[pt] Esta dissertação pretende compreender em que medida o filósofo francês
Michel Foucault pode ser lido enquanto superastro. O superastro é uma categoria
elaborada por Silviano Santiago, em 1973, para analisar os happenings e
apresentações do cantor e compositor Caetano Veloso. O superastro opera por
outras noções cunhadas por Santiago (2019) em outros de seus ensaios, como
desbunde e curtição, além de propor uma nova relação (em contraste com o
astro) com a imprensa, com o artifício e com o corpo. Na configuração que damos
à categoria, ela também entrelaça essas relações com noções como humor,
público e privado, vida natural e vida politicamente qualificada.
Compreendendo que a categoria de superastro não se adequa perfeitamente a figura
de um intelectual, deslocamos três grandes categorias de Costica Bradatan
(2020): performance, narrativa e público. Apesar de utilizadas por ele para
pensar o filósofo-mártir; nesta dissertação, elas se encontram deslocadas para
melhor exemplificar o filósofo-superastro em relação com outros três termos:
entrevista, biografia e política; respectivamente.
Resumo
[en] This dissertation intends to understand to what extent the French
philosopher Michel Foucault can be read as a superstar. The superstar is a category
created by Silviano Santiago, in 1973, to analyze the happenings and performances
of the singer-songwriter Caetano Veloso. The superstar operates through other
notions coined by Santiago (2019) in other of his essays, such as desbunde and
curtição, in addition to proposing a new relationship (in contrast to the star)
with the press, with the artifice and with the body. In the configuration we give to
the category, it also intertwines these relationships with notions such as humor,
public and private, natural life and politically qualified life. Understanding
that the category of superstar does not perfectly suit the figure of an intellectual, we
displace three major categories by Costica Bradatan (2020): performance,
narrative and audience. Although he used those categories to think about the
philosopher-martyr; in this dissertation, they are displaced to better exemplify the
philosopher-superstar in relation to three other terms: interview, biography and
politics; respectively.
Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO
Banca
JOAO CAMILLO BARROS DE OLIVEIRA PENNA
Catalogação
2022-05-26
Apresentação
2022-04-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59222@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59222@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59222
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF