Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MICHEL FOUCAULT: O INTELECTUAL ENQUANTO SUPERASTRO

Título
[en] MICHEL FOUCAULT: THE INTELLECTUAL WHILE SUPERSTAR

Autor
[pt] MATHEUS RIBEIRO ALVES DE LIMA

Vocabulário
[pt] BIOGRAFIA

Vocabulário
[pt] SUPERASTRO

Vocabulário
[pt] INTELECTUAL

Vocabulário
[pt] MICHEL FOUCAULT

Vocabulário
[pt] ENTREVISTA

Vocabulário
[en] BIOGRAPHY

Vocabulário
[en] SUPERSTAR

Vocabulário
[en] INTELLECTUAL

Vocabulário
[en] MICHEL FOUCAULT

Vocabulário
[en] INTERVIEWS

Resumo
[pt] Esta dissertação pretende compreender em que medida o filósofo francês Michel Foucault pode ser lido enquanto superastro. O superastro é uma categoria elaborada por Silviano Santiago, em 1973, para analisar os happenings e apresentações do cantor e compositor Caetano Veloso. O superastro opera por outras noções cunhadas por Santiago (2019) em outros de seus ensaios, como desbunde e curtição, além de propor uma nova relação (em contraste com o astro) com a imprensa, com o artifício e com o corpo. Na configuração que damos à categoria, ela também entrelaça essas relações com noções como humor, público e privado, vida natural e vida politicamente qualificada. Compreendendo que a categoria de superastro não se adequa perfeitamente a figura de um intelectual, deslocamos três grandes categorias de Costica Bradatan (2020): performance, narrativa e público. Apesar de utilizadas por ele para pensar o filósofo-mártir; nesta dissertação, elas se encontram deslocadas para melhor exemplificar o filósofo-superastro em relação com outros três termos: entrevista, biografia e política; respectivamente.

Resumo
[en] This dissertation intends to understand to what extent the French philosopher Michel Foucault can be read as a superstar. The superstar is a category created by Silviano Santiago, in 1973, to analyze the happenings and performances of the singer-songwriter Caetano Veloso. The superstar operates through other notions coined by Santiago (2019) in other of his essays, such as desbunde and curtição, in addition to proposing a new relationship (in contrast to the star) with the press, with the artifice and with the body. In the configuration we give to the category, it also intertwines these relationships with notions such as humor, public and private, natural life and politically qualified life. Understanding that the category of superstar does not perfectly suit the figure of an intellectual, we displace three major categories by Costica Bradatan (2020): performance, narrative and audience. Although he used those categories to think about the philosopher-martyr; in this dissertation, they are displaced to better exemplify the philosopher-superstar in relation to three other terms: interview, biography and politics; respectively.

Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
JOAO CAMILLO BARROS DE OLIVEIRA PENNA

Catalogação
2022-05-26

Apresentação
2022-04-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59222@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59222@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59222


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF