Título
[pt] APRENDENDO A VIDA DA RUA: BRINCAR, CONVIVER E APRENDER ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
Título
[en] LEARNING THE LIFE OF THE STREET: PLAYING, LIVING TOGETHER AND LEARNING AMONG ADULTS AND CHILDREN
Autor
[pt] RAFAELA FERNANDES TRUGILHO
Vocabulário
[pt] INFANCIA
Vocabulário
[pt] RUA
Vocabulário
[pt] NARRATIVA
Vocabulário
[pt] RELACOES INTERGERACIONAIS
Vocabulário
[pt] BRINCADEIRA
Vocabulário
[en] CHILDHOOD
Vocabulário
[en] STREET
Vocabulário
[en] NARRATIVE
Vocabulário
[en] INTERGENERATIONAL RELATION
Vocabulário
[en] PLAY
Resumo
[pt] Esta dissertação tem como objetivo analisar se, como e de que brincavam
na rua adultos moradores de uma favela no Complexo do Alemão, bairro na Zona
Norte da cidade do Rio de Janeiro. A investigação parte de histórias de infâncias
narradas por oito sujeitos, tendo como fio condutor as brincadeiras que faziam na
rua. Algumas indagações encaminharam a pesquisa, e, para respondê-las, foram
essenciais as lentes dos campos da Sociologia da Infância, Filosofia e Antropologia,
que auxiliaram a conhecer e compreender o que contam os adultos sobre sua
experiência com a rua, e como esta experiência afeta seu olhar para a infância
atualmente. Foi feita a opção por conhecer histórias de infância de adultos que
brincaram na rua, ou que se disponibilizam a olhar crianças que brincam, realizando
entrevistas através da ferramenta de chamada de vídeo no aplicativo WhatsApp e de
maneira presencial, seguindo protocolos de distanciamento. O critério de
familiaridade levou a cada um desses sujeitos, e buscou-se contemplar a pluralidade
entre os participantes. Entre outros achados, o campo mostra que os adultos que
brincam ou olham crianças hoje em dia sabem que muitas brincadeiras não se
perderam nem ficaram no passado, como se acredita. Basta olhar com atenção: onde
houver uma rua onde morem crianças, há a convocação do adulto, para atualizar
com elas as brincadeiras e não deixar que a rua se perca enquanto espaço de
conviver, se relacionar e brincar.
Resumo
[en] This dissertation aims to analyze whether, how and what adults living in a
favela in Complexo do Alemão, a neighborhood in the North Zone of the city of
Rio de Janeiro, played in the street. The investigation starts from childhood stories
narrated by eight subjects, having as a guiding thread the games they played on the
street. Some questions guided the research, and to answer them, lenses from the
fields of Sociology of Childhood, Philosophy and Anthropology were essential,
helping to know and understand what adults tell about their experience with the
street, and how this experience affects how they see childhood today. Learning
about childhood stories of adults who played in the street, or who are available to
watch children who are playing was the option made, conducting interviews
through video call tool in WhatsApp application and in person, following distancing
protocols. Familiarity criterion led to each of these subjects, and sought to meet
plurality among participants. Among other findings, the field shows that adults who
play or watch children today know that many games have not been lost nor are left
in the past, as it is believed. Just look carefully: where there is a street where
children live, adults are invited to update games with them and to not let the street
get lost as a space for living together, relating and playing.
Orientador(es)
SONIA KRAMER
Coorientador(es)
ALEXANDRA COELHO PENA
Banca
ANELISE MONTEIRO DO NASCIMENTO
Banca
SONIA KRAMER
Banca
ALEXANDRA COELHO PENA
Banca
MYLENE MIZRAHI
Catalogação
2022-03-24
Apresentação
2022-02-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58241@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58241@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58241
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF