Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] APRENDENDO A VIDA DA RUA: BRINCAR, CONVIVER E APRENDER ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS

Título
[en] LEARNING THE LIFE OF THE STREET: PLAYING, LIVING TOGETHER AND LEARNING AMONG ADULTS AND CHILDREN

Autor
[pt] RAFAELA FERNANDES TRUGILHO

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[pt] RUA

Vocabulário
[pt] NARRATIVA

Vocabulário
[pt] RELACOES INTERGERACIONAIS

Vocabulário
[pt] BRINCADEIRA

Vocabulário
[en] CHILDHOOD

Vocabulário
[en] STREET

Vocabulário
[en] NARRATIVE

Vocabulário
[en] INTERGENERATIONAL RELATION

Vocabulário
[en] PLAY

Resumo
[pt] Esta dissertação tem como objetivo analisar se, como e de que brincavam na rua adultos moradores de uma favela no Complexo do Alemão, bairro na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A investigação parte de histórias de infâncias narradas por oito sujeitos, tendo como fio condutor as brincadeiras que faziam na rua. Algumas indagações encaminharam a pesquisa, e, para respondê-las, foram essenciais as lentes dos campos da Sociologia da Infância, Filosofia e Antropologia, que auxiliaram a conhecer e compreender o que contam os adultos sobre sua experiência com a rua, e como esta experiência afeta seu olhar para a infância atualmente. Foi feita a opção por conhecer histórias de infância de adultos que brincaram na rua, ou que se disponibilizam a olhar crianças que brincam, realizando entrevistas através da ferramenta de chamada de vídeo no aplicativo WhatsApp e de maneira presencial, seguindo protocolos de distanciamento. O critério de familiaridade levou a cada um desses sujeitos, e buscou-se contemplar a pluralidade entre os participantes. Entre outros achados, o campo mostra que os adultos que brincam ou olham crianças hoje em dia sabem que muitas brincadeiras não se perderam nem ficaram no passado, como se acredita. Basta olhar com atenção: onde houver uma rua onde morem crianças, há a convocação do adulto, para atualizar com elas as brincadeiras e não deixar que a rua se perca enquanto espaço de conviver, se relacionar e brincar.

Resumo
[en] This dissertation aims to analyze whether, how and what adults living in a favela in Complexo do Alemão, a neighborhood in the North Zone of the city of Rio de Janeiro, played in the street. The investigation starts from childhood stories narrated by eight subjects, having as a guiding thread the games they played on the street. Some questions guided the research, and to answer them, lenses from the fields of Sociology of Childhood, Philosophy and Anthropology were essential, helping to know and understand what adults tell about their experience with the street, and how this experience affects how they see childhood today. Learning about childhood stories of adults who played in the street, or who are available to watch children who are playing was the option made, conducting interviews through video call tool in WhatsApp application and in person, following distancing protocols. Familiarity criterion led to each of these subjects, and sought to meet plurality among participants. Among other findings, the field shows that adults who play or watch children today know that many games have not been lost nor are left in the past, as it is believed. Just look carefully: where there is a street where children live, adults are invited to update games with them and to not let the street get lost as a space for living together, relating and playing.

Orientador(es)
SONIA KRAMER

Coorientador(es)
ALEXANDRA COELHO PENA

Banca
ANELISE MONTEIRO DO NASCIMENTO

Banca
SONIA KRAMER

Banca
ALEXANDRA COELHO PENA

Banca
MYLENE MIZRAHI

Catalogação
2022-03-24

Apresentação
2022-02-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58241@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58241@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58241


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF