Título
[pt] FUGA A TRÊS VOZES: ITINERÁRIOS MELÓDICOS DE PRIMO LEVI, PAUL CELAN E HELGA WEISS
Título
[en] FUGUE IN THREE VOICES: MELODIC ITINERARIES BY PRIMO LEVI, PAUL CELAN AND HELGA WEISS
Autor
[pt] LEANDRO DONNER
Vocabulário
[pt] POLIFONIA
Vocabulário
[pt] FUGA MUSICAL
Vocabulário
[pt] HELGA WEISS
Vocabulário
[pt] PAUL CELAN
Vocabulário
[pt] PRIMO LEVI
Vocabulário
[pt] NAZISMO
Vocabulário
[en] POLYPHONY
Vocabulário
[en] MUSICAL FUGUE
Vocabulário
[en] HELGA WEISS
Vocabulário
[en] PAUL CELAN
Vocabulário
[en] PRIMO LEVI
Vocabulário
[en] NAZISM
Resumo
[pt] A partir do conceito de escritas da memória, e tomando como base as vozes de três sobreviventes
dos campos de concentração e extermínio nazistas, este ensaio formula a sua paisagem sensível.
Explorando as relações entre literatura e música – mais especificamente, entre alguns aspectos da
fuga musical (sujeito, contrassujeito, tema, resposta, improviso) –, o que se busca é escutar um pouco
de Paul Celan (o poema Fuga da morte), Primo Levi (trecho do livro A trégua) e Helga Weiss (o desenho
Checking for Lice), a fim de destrinchar o emaranhado sonoro que se forma a partir da interação
entre as obras em questão. Serão comentadas, no processo, as provocações contidas no ensaio Da
escrita obscura, de Primo Levi, de modo a viabilizar uma certa clareza de expressão, por um lado,
e a acolher o ruído que compõe as narrativas da experiência concentracionária, por outro, acatando
a polifonia incontornável – e talvez obscura – do encontro de vozes proposto, polifonia que não
ameaça a potência melódica específica de cada voz.
Resumo
[en] Considering the concept of memory writing and
based on the voices of three survivors of the
Nazi concentration and death camps, this essay
formulates its sensitive landscape. Exploring
the relationships between literature and music
– specially between some aspects of musical
fugue (subject, counter-subject, theme, answer,
improvisation) and the following texts –, it intends
to hear a little bit of Paul Celan (the poem Death
Fugue), Primo Levi (excerpt from the book The
Truce) and Helga Weiss (the drawing Checking for
Lice), in order to unravel the sound tangle created
by the interaction between the works in discussion.
During the process, some provocations from Levi’s
essay “On Obscure Writing” are commented as
an attempt to clearly differ the three voices, on
one hand, and to own the intrinsic noise of the
encounter of the three concentracionary narratives,
on the other hand, reporting the foundational –
and somehow obscure– polyphony that doesn t
threat the melodyc power of each voice.
Catalogação
2022-02-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57371@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57371@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.HURB.57371
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF