Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] FUGA A TRÊS VOZES: ITINERÁRIOS MELÓDICOS DE PRIMO LEVI, PAUL CELAN E HELGA WEISS

Título
[en] FUGUE IN THREE VOICES: MELODIC ITINERARIES BY PRIMO LEVI, PAUL CELAN AND HELGA WEISS

Autor
[pt] LEANDRO DONNER

Vocabulário
[pt] POLIFONIA

Vocabulário
[pt] FUGA MUSICAL

Vocabulário
[pt] HELGA WEISS

Vocabulário
[pt] PAUL CELAN

Vocabulário
[pt] PRIMO LEVI

Vocabulário
[pt] NAZISMO

Vocabulário
[en] POLYPHONY

Vocabulário
[en] MUSICAL FUGUE

Vocabulário
[en] HELGA WEISS

Vocabulário
[en] PAUL CELAN

Vocabulário
[en] PRIMO LEVI

Vocabulário
[en] NAZISM

Resumo
[pt] A partir do conceito de escritas da memória, e tomando como base as vozes de três sobreviventes dos campos de concentração e extermínio nazistas, este ensaio formula a sua paisagem sensível. Explorando as relações entre literatura e música – mais especificamente, entre alguns aspectos da fuga musical (sujeito, contrassujeito, tema, resposta, improviso) –, o que se busca é escutar um pouco de Paul Celan (o poema Fuga da morte), Primo Levi (trecho do livro A trégua) e Helga Weiss (o desenho Checking for Lice), a fim de destrinchar o emaranhado sonoro que se forma a partir da interação entre as obras em questão. Serão comentadas, no processo, as provocações contidas no ensaio Da escrita obscura, de Primo Levi, de modo a viabilizar uma certa clareza de expressão, por um lado, e a acolher o ruído que compõe as narrativas da experiência concentracionária, por outro, acatando a polifonia incontornável – e talvez obscura – do encontro de vozes proposto, polifonia que não ameaça a potência melódica específica de cada voz.

Resumo
[en] Considering the concept of memory writing and based on the voices of three survivors of the Nazi concentration and death camps, this essay formulates its sensitive landscape. Exploring the relationships between literature and music – specially between some aspects of musical fugue (subject, counter-subject, theme, answer, improvisation) and the following texts –, it intends to hear a little bit of Paul Celan (the poem Death Fugue), Primo Levi (excerpt from the book The Truce) and Helga Weiss (the drawing Checking for Lice), in order to unravel the sound tangle created by the interaction between the works in discussion. During the process, some provocations from Levi’s essay “On Obscure Writing” are commented as an attempt to clearly differ the three voices, on one hand, and to own the intrinsic noise of the encounter of the three concentracionary narratives, on the other hand, reporting the foundational – and somehow obscure– polyphony that doesn t threat the melodyc power of each voice.

Catalogação
2022-02-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57371@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57371@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.HURB.57371


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF