Título
[pt] HISTÓRIA SILENCIOSA, HISTÓRIA SILENCIADA E HISTÓRIA NARRADA
Autor
[pt] JULIA MUNIZ DE ALVARENGA
Vocabulário
[pt] NARRATIVIDADE
Vocabulário
[pt] CONTAR
Vocabulário
[pt] INSTITUICAO DE ACOLHIMENTO
Resumo
[pt] Este trabalho objetivou examinar a função da narratividade na produção de
álbuns, registros das histórias de vida, das crianças e adolescentes das instituições
de acolhimento. Após contextualizar o cenário das instituições de acolhimento e o
silenciamento dessas histórias de vida, aborda-se a importância da
narratividade. Os relatos da elaboração dos álbuns com crianças e jovens
abrigados ilustram o papel da narrativa na ressignificações de suas experiências de
vida. A filosofia e a psicanálise foram os referenciais teóricos utilizados. Concluise
que, o registro e o espaço de atenção e escuta com um adulto podem ajudá-los a
darem lugar para alguns acontecimentos e sentimentos até então irrepresentáveis,
e assim pensar o futuro, de forma mais criativa.
Orientador(es)
ALINE PEREIRA DINIZ
Catalogação
2022-02-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57307@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57307
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