Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ENTREPRENEURSHIP MOTIVATION: WHAT MOTIVATES THE YOUTH FROM POPULAR CLASSES TO UNDERTAKE

Título
[pt] MOTIVAÇÃO EMPREENDEDORA: O QUE MOTIVA OS JOVENS ORIUNDOS DE CAMADAS POPULARES A EMPREENDER?

Autor
[pt] ANDRE LUIS REGIS DA SILVA

Vocabulário
[pt] EMPREENDEDORISMO

Vocabulário
[pt] JOVENS DE CAMADAS POPULARES

Vocabulário
[pt] JOVENS EMPREENDEDORES

Vocabulário
[pt] MOTIVACAO EMPREENDEDORA

Vocabulário
[pt] PERFIL EMPREENDEDOR

Vocabulário
[pt] GERACAO Y

Vocabulário
[en] ENTERPRENEURSHIP

Vocabulário
[en] POPULAR CLASS YOUTH

Vocabulário
[en] YOUNG ENTREPRENEURS

Vocabulário
[en] ENTREPRENEURIAL MOTIVATION

Vocabulário
[en] ENTREPRENEURIAL PROFILE

Vocabulário
[en] GENERATION Y

Resumo
[pt] O presente estudo visa investigar os fatores motivacionais que levam os jovens da Geração Y e, pertencentes às camadas populares da cidade do Rio de Janeiro, a empreender. Para isso, foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa estruturada em um roteiro de perguntas para 10 jovens millennials, empreendedores e oriundos de baixa renda. O objetivo foi levantar informações através de suas experiências de vida e por meio de seus relatos em suas trajetórias empreendedoras, adicionalmente, procurou-se compreender o quanto à motivação, por vários motivos alheios a esses jovens, é um aspecto importante para decidir abrir um negócio. Observou-se que não há como generalizar as características geracionais e empreendedoras, quando o aspecto da desigualdade social interfere na vida desses jovens. Analisando os resultados, observou-se que um número expressivo dos entrevistados empreendeu por necessidade, mostrando-se um importante fator de motivação para esses jovens, como solução para lidar com as dificuldades, com a falta de empregabilidade, de renda e como a única solução possível de sobrevivência.

Resumo
[en] The present study aims to investigate the motivational factors that lead the Y Generation youth from the working class of the city of Rio de Janeiro, to become an entrepreneur. For this, a qualitative methodology was defined, structured in a script of questions for 10 young millennials, entrepreneurs from popular classes. The goal was to acquire information through personal experiences on life and on the journey through entrepreneurship. Additionally, we tried to understand how much motivation, for various reasons related to these people, is an important aspect to open a business. It s observed that there is no way to generalize the generational and entrepreneurial characteristics, when the aspect of social inequality interferes in the lives of these people. Analyzing the results, it was observed that a significant number of respondents became an entrepreneur out of necessity, proving to be an important motivating factor for these people, as a solution to deal with difficulties, lack of employability, lack of income and as the only solution possible for survival.

Orientador(es)
MILA DESOUZART DE AQUINO VIANA

Catalogação
2022-01-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56882@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56882@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56882


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