Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O FENÔMENO DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS: UMA ANÁLISE FENOMENOGRÁFICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR PRIVADA

Título
[en] THE PHENOMENON OF INDIVIDUAL AND COLLECTIVE COMPETENCE: A PHENOMENOGRAPHIC ANALYSIS OF A PRIVATE HIGHER EDUCATION INSTITUTION

Autor
[pt] PAULO DAVID DE JESUS TOSTES DOS SANTOS

Vocabulário
[pt] FENOMENOLOGIA

Vocabulário
[pt] COMPETENCIAS INDIVIDUAIS

Vocabulário
[pt] FENOMENOGRAFIA

Vocabulário
[pt] COMPETENCIAS COLETIVAS

Vocabulário
[pt] ENSINO

Vocabulário
[en] PHENOMENOLOGY

Vocabulário
[en] INDIVIDUAL COMPETENCE

Vocabulário
[en] PHENOMENOGRAPHY

Vocabulário
[en] COLLECTIVE COMPETENCES

Vocabulário
[en] TEACHING

Resumo
[pt] Em uma sociedade em profunda e constante transformação, onde a quantidade de informação disponível é cada vez maior, tem-se por consequência um expressivo aumento no grau da complexidade do ensino em geral, sobretudo no nível superior. Para melhor lidar com estas questões é cada vez mais exigido do docente que desenvolva competências necessárias à boa execução da atividade docente. Este trabalho teve como objetivo explorar, analisar e compreender a experiência e percepção dos envolvidos neste fenômeno, estando os sujeitos em análise inseridos na entrega de conteúdo didático em sala de aula na instituição em questão. Buscou-se averiguar a existência de um conjunto de competências, valores e habilidades docentes, presentes nos docentes que operavam neste entorno. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa e fenomenográfica. O discurso dos sujeitos foi então analisado e categorizado de acordo com as descrições da literatura sobre competências. Como principal resultado, foi possível estabelecer um conjunto de competências consideradas como mais importantes pelos docentes e dirigentes da instituição de ensino em análise e entender que competências docentes não estavam estruturadas seguindo um modelo definido, ainda que os docentes fossem avaliados antes de ingressarem na instituição.

Resumo
[en] In a society in deep and constant change, where the amount of information available is increasing, as a result it is visible a significant increase in the degree of complexity of teaching in general, especially on the higher education level. To better deal with those issues is increasingly required of teachers to develop competences related with successful execution of his duties. This study aimed to explore, analyze and understand the experience and perception of those involved in this phenomenon, with the subjects under discussion inserted in the delivery of educational content in at the institution in question. It was sought to examine the existence of a set of competences, values and skills, present in people working in this environment. It was conducted a qualitative study of phenomenological inspiration. The speech of the subjects was then analyzed and categorized according to the descriptions of the literature about competences. As main result, it was possible to establish a set of teaching competences considered as most important ones by teachers and board of directors of this institution and understand that teaching competences were not organized under a defined model, although teachers were evaluated before working on this institution.

Orientador(es)
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO

Banca
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO

Banca
JORGE AUGUSTO DE SA BRITO E FREITAS

Banca
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA

Catalogação
2021-12-16

Apresentação
2012-05-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56594@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56594@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56594


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF