Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] OLHARES SOBRE O ENSINO DO PROJETO EM DESIGN: GÊNEROS E INTERAÇÕES EM ESPAÇOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Título
[en] VIEWS ON THE TEACHING OF DESIGN: GENRES AND INTERACTIONS IN TEACHING AND LEARNING SPACES

Autor
[pt] RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] GENEROS DISCURSIVOS

Vocabulário
[pt] ESPACO

Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO

Vocabulário
[pt] ENSINO

Vocabulário
[en] DESIGN

Vocabulário
[en] DISCURSIVE GENRES

Vocabulário
[en] SPACE

Vocabulário
[en] REPRESENTATION

Vocabulário
[en] TEACHING

Resumo
[pt] Esta pesquisa trata das formas características assumidas nas aulas de projeto dentro do curso de Design da PUC-Rio. Considerando que o design é uma atividade projetiva e interdisciplinar que pressupõe uma prática reflexiva sobre os objetos de usos e sistemas de informação, a questão que norteia a pesquisa busca entender como os espaços e recursos materiais influenciam as práticas de ensino e aprendizagem e como seriam percebidos pelos alunos de design. Visa-se a observar as práticas de ensino e aprendizagem e o emprego de recursos materiais e espaços nas aulas das disciplinas de projeto. A opção pelas disciplinas de projeto deve-se a sua importância pedagógica na formação dos designers, justificada também pelo espaço que ocupam no currículo a partir de sua reformulação em 2007. A coleta de dados combina a observação participante em duas disciplinas com a realização de uma tarefa de representação gráfica em quatro disciplinas. Os desenhos são analisados em duas instâncias: segundo a ocorrência dos conteúdos na amostra geral e segundo as interações a partir de uma amostra reduzida. A interpretação dos dados é influenciada e contrastada com os conhecimentos e registros da observação participante. A partir das análises, estabelece-se uma relação com o conceito de gêneros em Bakhtin, considerando as formas específicas de interação, o propósito comunicacional, arranjos espaciais e materiais. Destaca-se que as aulas assumem formas espaciais, materiais e interativas específicas e características que podem ser compreendidas a partir de uma ampliação do conceito de gênero. Todavia, a consciência do papel do espaço e dos recursos materiais, embora apareça presente na observação de campo, aparece com menor destaque nas representações dos alunos, sugerindo um predomínio da atividade intelectual de maneira independente às condições materiais do ambiente. Reflete-se sobre a separação entre mente, corpo e o espaço na sociedade e as tendências disciplinares típica da modernidade e que dificultam a integração dos saberes e limita outras possibilidades de conhecimento.

Resumo
[en] This research concerns the Project subject classes and their characteristics forms in a design course of a private university in Rio de Janeiro. Considering design as a projective and interdisciplinary activity, which implies a reflective practice upon usable objects and information systems, the research objective is to understand how spaces and material resources influence teaching and learning practices. Another goal is to know how design students perceive this subject. The aim is to observe teaching and learning practices and the usage of material resources and classroom spaces in that course. The choice regarding the project subject is due to its pedagogical importance training designers and the role assumed in a curricular reformulation, in 2007. The data collection combines participant observation in two classes and the accomplishment of a graphic representation task in four classes. The drawings are analyzed in two ways: according to content s occurrence in a general sample and according to forms of interaction in a reduced sample. The data interpretation is influenced by and contrasted with the findings of the participant observation. Based on the analysis, a relation with Bakhtin s genre concept is established, considering specific forms of interaction, communication purposes, spatial and material arrangements. It is emphasized that the classes assume specific spatial, material and interactive forms that can be understood through an expanded notion of genre. Nevertheless, the awareness of spatial and material resources appears with low prominence, although it is observed during the field research. There is a reflection concerning the separation between mind, body and space in society and the typical disciplinary tendencies of modernity that hinder the integration of knowledge and limit other possibilities of knowing.

Orientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
ELIANE BETTOCCHI GODINHO

Banca
TANIA DAUSTER

Banca
JULIE DE ARAUJO PIRES

Catalogação
2021-10-21

Apresentação
2012-03-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55411@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55411@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55411


Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF