Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: FIOS QUE TECEM A LEITURA E A ESCRITA NO COTIDIANO DA ESCOLA BETA

Título
[en] THE LEARNING OF READING AND WRITING (ALFABETIZAÇÃO) AND LITERACY: THREADS WHICH WEAVE READING AND WRITING IN THE BETA S SCHOOL QUOTIDIAN

Autor
[pt] LEDA MARINA SANTOS DA SILVA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO BASICA

Vocabulário
[pt] ALFABETIZACAO

Vocabulário
[pt] PRATICA LEITORA

Vocabulário
[en] BASIC EDUCATION

Vocabulário
[en] THE LEARNING OF READING AND WRITING

Vocabulário
[en] READING PRACTICE

Resumo
[pt] Os conceitos de alfabetização e letramento são discutidos neste trabalho a partir da análise de práticas pedagógicas desenvolvidas por três professoras atuantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Niterói. O debate esteve respaldado principalmente nas obras de Magda Soares, que nos últimos vinte anos vêm tecendo um diálogo entre os dois conceitos, assim como na discussão realizada por Paulo Freire em que a alfabetização é pensada sob o ponto vista político e ideológico. Concomitante ao investimento nas questões teóricas foram realizadas observações sistemáticas nas salas de aula e entrevistas com as professoras pesquisadas. Estas revelaram contradições existentes no ensino da leitura e da escrita. O caminho encontrado para compreender tais contradições foi o diálogo com a antropologia, uma vez que esta disciplina busca compreender os fenômenos a partir da lógica dos sujeitos pesquisados. A escola como instituição de ensino da leitura e da escrita explicita um investimento maior no ensino da técnica de ler e escrever do que no desenvolvimento de práticas leitoras e escritoras. A literatura, entretanto, é um dos caminhos possíveis para o desenvolvimento de forma concomitante dos conceitos de alfabetização e letramento. O encaminhamento de propostas para o desenvolvimento de práticas sociais que envolvam a língua escrita revela a necessidade de reflexão sobre a concepção ideológica engendrada no processo de letramento.

Resumo
[en] In this dissertation, I shall address the concepts of learning to read and write (alfabetização) and literacy on the basis of an analysis of the teaching practices developed by three public school teachers of 1st to 3rd grade children, in Niterói. The issues discussed in the text are based on Magda Soares attempt, over the last twenty years, to build a dialogue between the two concepts, as well as Paulo Freire s view that learning to read and write is a political and ideological issue. The procedures adopted in the research included theoretical based studies and systematic analysis of the subjects classroom practice, as well as interviews with them. The results indicate that the teaching of reading and writing presents contradictions. Anthropology was used in order to understand these contradictions, since this area of knowledge derives its understanding of phenomena from the analysis of the subjects rationale. As the institution responsible for the teaching of reading and writing, schools invest more effort in the teaching of techniques of reading and writing than the development of reading and writing practices. Nevertheless, literature seems to be an alternative for the development of form as well as of concepts regarding literacy and the learning of reading and writing. Proposals for the development of social practices involving written language reveal a need for reflection on the ideological nature of the process of literacy.

Orientador(es)
SONIA KRAMER

Banca
SONIA KRAMER

Banca
TANIA DAUSTER

Banca
CECILIA MARIA ALDIGUERI GOULART

Catalogação
2004-10-01

Apresentação
2004-04-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5536@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5536@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5536


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CONCLUSÃO PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF