Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO

Título
[en] FROM HEAD TO FOOTS: THE AESTHETIC OF CANGAÇO

Autor
[pt] LUCIANO GUTEMBERGUE BONFIM CHAVES

Vocabulário
[pt] DIONISIACO

Vocabulário
[pt] CANGACEIRO-PERFORMER

Vocabulário
[pt] MODA CANGACEIRA

Vocabulário
[pt] OBRA AURATICA

Vocabulário
[pt] ESTETICA DO CANGACO

Vocabulário
[pt] APOLINEO

Vocabulário
[en] DIONYSIAN

Vocabulário
[en] CANGACEIRO PERFORMER

Vocabulário
[en] CANGACEIRA-FASHION

Vocabulário
[en] AURATIC WORK

Vocabulário
[en] CANGACO AESTHETICS

Vocabulário
[en] APOLINE

Resumo
[pt] O cangaço lampiônico, considerado aqui de 1920 a 1940, se deu entre os vestígios de um sertão arcaico e a incipiência de um sertão moderno. Viveu intensamente a tensão desta transição. Nalguns momentos, paradoxalmente, mostrou-se agarrado ao passado, noutros se lançou sem receios ao futuro e, entre essas investidas guiadas pela violência, pilhagem e vingança da honra maculada, criou uma estética exuberante, afirmativa da vida e moderna. Realizaram uma transgressão de fisionomia arcaizante e transcriaram no sertão os impulsos apolíneos e dionisíacos. Remixaram o arcaico lhe dando ares modernos, e através de intervenções estéticas conferiram a objetos comuns aura e autenticidade. Nos trajes e acessórios, criaram uma moda que ultrapassou os umbrais da indumentária. Na música, incorporaram novas batidas à ritmos tradicionais e criaram o xaxado. Na dança, inovaram com a criação da pisada, dança guerreira e festiva, hoje denominada xaxado. Os cangaceiros se tornaram performáticos de si mesmos. A estética do cangaço influenciou e influencia diversas manifestações artísticas, além de ter se tornado marca cultural da região nordeste do Brasil.

Resumo
[en] The Lampion cangaço, considered here from 1920 to 1940, it took place between the vestiges of an archaic sertão and the beginnings of a modern sertão. He lived intensely the tension of this transition. At times, he stands himself out clinging to the past, at others he fearlessly launched himself into the future and, among these onslaughts guided by violence, plunder and revenge of the tarnished honor, he created an exuberante, life-affirming and modern aesthetic. They carried out a transgression of archaic physiognomy and transcribed the apollonian and dionysian impulses into the sertão. They remixed the archaic, giving it a modern look, and through aesthetic interventions they gave common objects an aura and authenticity. In costumes and accessories, they created a fashion that went beyond the threshold of clothing. In music, they incorporated new beats to traditional rhythms and created xaxado. In dance, they innovated with the creation of footsteps, a warrior and festive dance, today called xaxado. The cangaceiros became performers of themselves. The cangaço aesthetic has influenced and influences various artistic manifestations, in addition to having become a cultural mark of the northeast region of Brazil.

Orientador(es)
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Banca
ANDREA BIERI

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Banca
RAFAEL HADDOCK LOBO

Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO

Catalogação
2021-10-07

Apresentação
2021-09-22

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55256


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF