Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] RESOLVENDO OS PROBLEMAS DETERMINÍSTICO E ESTOCÁSTICO DE ESCALONAMENTO DE EMBARCAÇÕES DO TIPO PIPE- LAYING SUPPORT VESSEL

Título
[en] SOLVING THE DETERMINISTIC AND STOCHASTIC PIPE-LAYING SUPPORT VESSEL SCHEDULING PROBLEM

Autor
[pt] VICTOR ABU-MARRUL CARNEIRO DA CUNHA

Vocabulário
[pt] SIMULACAO MONTE CARLO

Vocabulário
[pt] FORMULACAO MATEMATICA

Vocabulário
[pt] PROGRAMACAO DE EMBARCACOES

Vocabulário
[pt] LOGISTICA OFFSHORE

Vocabulário
[pt] METODOS HIBRIDOS

Vocabulário
[pt] METAHEURISTICAS

Vocabulário
[en] MONTE CARLO SIMULATION

Vocabulário
[en] MATHEMATICAL FORMULATION

Vocabulário
[en] SHIP SCHEDULING

Vocabulário
[en] OFFSHORE LOGISTICS SYSTEM

Vocabulário
[en] HYBRID METHODS

Vocabulário
[en] METAHEURISTICS

Resumo
[pt] Empresas de exploração de petróleo e gás offshore frequentemente precisam lidar com problemas relacionados ao uso eficiente de seus recursos. Neste trabalho, abordamos um problema de programação de navios associado à logística offshore de petróleo e gás – O Problema de Programação de Embarcações do tipo Pipe-Laying support Vessel (PLSVSP). Essas embarcações são especialmente projetadas para realizar conexões de dutos entre poços de petróleo submarinos e plataformas de produção. A conexão de dutos é a última etapa a ser executada para permitir a drenagem do óleo e iniciar a produção em um poço. No PLSVSP, o objetivo é antecipar a conclusão de poços mais produtivos. O problema pode ser visto como uma variante de um problema de programação de lotes com máquinas paralelas idênticas e tempos de configuração não antecipados por família para minimizar o total weighted completion time. Nessa analogia, embarcações são as máquinas, poços são as tarefas e lotes são as viagens executadas por PLSVs, definindo quais poços devem ser conectados a cada saída do porto. Foram desenvolvidas diversas abordagens de otimização para resolver as variantes determinística e estocástica do problema. Para a variante determinística, desenvolvemos métodos híbridos e uma metaheurística capazes de melhorar as soluções desenvolvidas por formulações MIP puras e lidar com o PLSVSP. Para a variante estocástica, foi desenvolvida uma simheurística utilizando simulação de Monte Carlo incorporada, considerando incertezas nas durações das conexões e nas datas de chegada dos oleodutos no porto. Os resultados mostram uma melhora significativa no custo das soluções quando lidam com incertezas em comparação com soluções geradas por um método determinístico. O uso da simulação em uma estrutura metaheurística mostrou-se uma abordagem promissora, capaz de lidar com o problema estocástico, com pouco esforço computacional extra necessário.

Resumo
[en] Offshore oil and gas exploration companies frequently need to deal with problems related to the efficient use of their resources. In this work, we address a ship scheduling problem associated with offshore oil and gas logistics – The Pipe Laying Support Vessel Scheduling Problem (PLSVSP). These vessels are specially designed to perform pipeline connections between sub-sea oil wells and production platforms. The connections are the last step to be performed to allow the oil draining, starting production in a well. The PLSVSP objective is to anticipate the completion of the most productive wells. The problem can be seen as a variant of a batch scheduling problem with identical parallel machines and non-anticipatory family setup times to minimize the total weighted completion time. In this analogy, vessels are machines, wells are jobs, and batches are voyages executed by PLSVs, defining which wells to connect each time it leaves the port. We developed several optimization approaches to solve the deterministic and stochastic variants of the problem. For the deterministic problem, we developed hybrid methods and a metaheuristic that outperformed the pure MIP formulations, being practical to deal with the PLSVSP. A simheuristic using embedded Monte Carlo simulation was developed for the stochastic variant of the problem, considering uncertainties in the connection duration and the arrival dates of pipelines at the port. The results show a significant improvement in the solutions dealing with uncertainties compared to solutions generated by a deterministic method. The use of simulation within a metaheuristic framework proved to be a promising approach, being able to deal with the stochastic problem, with little extra computational effort required.

Orientador(es)
RAFAEL MARTINELLI PINTO

Coorientador(es)
SILVIO HAMACHER

Banca
SILVIO HAMACHER

Banca
BRUNO FANZERES DOS SANTOS

Banca
RAFAEL MARTINELLI PINTO

Banca
VIRGILIO JOSE MARTINS FERREIRA FILHO

Banca
ANAND SUBRAMANIAN

Banca
IRINA GRIBKOVSKAIA

Catalogação
2021-07-26

Apresentação
2021-05-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53889@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53889@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53889


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