Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] QUE SIGNIFICA PENSAR HISTORICAMENTE: UMA INTERPRETAÇÃO DA TEORIA DA HISTÓRIA DE JOHANN GUSTAV DROYSEN

Título
[de] WAS HEISST HISTORISCH ZU DENKEN: EINE INTERPRETATION DER GESCHICHTSTHEORIE JOHANN GUSTAV DROYSENS

Autor
[pt] PEDRO SPINOLA PEREIRA CALDAS

Vocabulário
[pt] HISTORIOGRAFIA

Vocabulário
[pt] HERMENEUTICA

Vocabulário
[pt] FILOSOFIA DA HISTORIA

Vocabulário
[pt] TEORIA DA HISTORIA

Vocabulário
[de] HISTORIOGRAPHIE

Vocabulário
[de] HERMENEUTIK

Vocabulário
[de] GESCHICHTSPHILOSOPHIE

Vocabulário
[de] HISTORIK

Resumo
[pt] Através dos elementos teóricos da obra do historiador alemão Johann Gustav Droysen (1808-1886), esta tese pretende analisar o que significa pensar historicamente no século XIX no contexto alemão. Diferentemente das interpretações vigentes, geralmente concentradas nos conceitos de Historismo e Hermenêutica, a tese que se apresenta procura tornar claro não somente como a ciência histórica se torna metodologica e normativamente autônoma, mas sobretudo como neste contexto ela se mostra necessária como conhecimento. Para tal, propõe-se que a história seja concebida como resignação, ação e formação. Trata-se menos de compor uma matriz disciplinar, e sim de compreender hermeneuticamente as complexas configurações que a consciência histórica burguesa pode assumir.

Resumo
[de] In Anlehnung an die theoretischen Aspekten des Werkes des deutschen Historikers Johann Gustav Droysen (1808-1886), versucht die vorliegende Dissertation zu analysieren, was heisst in Deutschland des 19.Jarhunderts historisch zu denken. Im Gegensatz zu den bisher üblichen Interpretationen, die das historische Bewusstsein fast auschliesslich unter Begriffen wie Historismus und Hermeneutik verstehen, beabsichtigt diese Dissertation, nicht nur die methodische und normative Selbständigkeit der Geschichtswissenschaft klarzumachen, sondern auch ihre Notwendigkeit als Erkenntnis in dem entsprechenden Zeitalter zu zeigen. Aus dieser Perspektive schlägt man vor, Geschichte als Ohnmacht, Macht und Bildung zu interpretieren. Es geht also weniger um eine neue Disziplinäre Matrix aufzubauen, als darum die komplexen Gestaltungen des bürgerlichen historischen Bewusstseins hermeneutisch zu verstehen.

Orientador(es)
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO

Coorientador(es)
JORN RUSEN

Banca
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO

Banca
MANOEL LUIZ LIMA SALGADO GUIMARAES

Banca
FERNANDO AUGUSTO DA ROCHA RODRIGUES

Banca
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO

Banca
ESTEVAO CHAVES DE REZENDE MARTINS

Catalogação
2004-08-30

Apresentação
2004-04-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5374@1

Referência [de]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5374@5

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5374


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ZUSAMMENFASSUNG E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
BIBLIOGRAFIA PDF