Título
[pt] QUE SIGNIFICA PENSAR HISTORICAMENTE: UMA INTERPRETAÇÃO DA TEORIA DA HISTÓRIA DE JOHANN GUSTAV DROYSEN
Título
[de] WAS HEISST HISTORISCH ZU DENKEN: EINE INTERPRETATION DER GESCHICHTSTHEORIE JOHANN GUSTAV DROYSENS
Autor
[pt] PEDRO SPINOLA PEREIRA CALDAS
Vocabulário
[pt] HISTORIOGRAFIA
Vocabulário
[pt] HERMENEUTICA
Vocabulário
[pt] FILOSOFIA DA HISTORIA
Vocabulário
[pt] TEORIA DA HISTORIA
Vocabulário
[de] HISTORIOGRAPHIE
Vocabulário
[de] HERMENEUTIK
Vocabulário
[de] GESCHICHTSPHILOSOPHIE
Vocabulário
[de] HISTORIK
Resumo
[pt] Através dos elementos teóricos da obra do historiador
alemão Johann Gustav Droysen (1808-1886), esta tese
pretende analisar o que significa pensar historicamente no
século XIX no contexto alemão. Diferentemente das
interpretações vigentes, geralmente concentradas nos
conceitos de Historismo e Hermenêutica, a tese que se
apresenta procura tornar claro não somente como a ciência
histórica se torna metodologica e normativamente autônoma,
mas sobretudo como neste contexto ela se mostra necessária
como conhecimento. Para tal, propõe-se que a história seja
concebida como resignação, ação e formação. Trata-se menos
de compor uma matriz disciplinar, e sim de compreender
hermeneuticamente as complexas configurações que a
consciência histórica burguesa pode assumir.
Resumo
[de] In Anlehnung an die theoretischen Aspekten des Werkes des
deutschen Historikers Johann Gustav Droysen (1808-1886),
versucht die vorliegende Dissertation zu analysieren, was
heisst in Deutschland des 19.Jarhunderts historisch zu
denken. Im Gegensatz zu den bisher üblichen
Interpretationen, die das historische Bewusstsein fast
auschliesslich unter Begriffen wie Historismus und
Hermeneutik verstehen, beabsichtigt diese Dissertation,
nicht nur die methodische und normative Selbständigkeit der
Geschichtswissenschaft klarzumachen, sondern auch ihre
Notwendigkeit als Erkenntnis in dem entsprechenden
Zeitalter zu zeigen. Aus dieser Perspektive schlägt man
vor, Geschichte als Ohnmacht, Macht und Bildung zu
interpretieren. Es geht also weniger um eine neue
Disziplinäre Matrix aufzubauen, als darum die komplexen
Gestaltungen des bürgerlichen historischen Bewusstseins
hermeneutisch zu verstehen.
Orientador(es)
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO
Coorientador(es)
JORN RUSEN
Banca
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO
Banca
MANOEL LUIZ LIMA SALGADO GUIMARAES
Banca
FERNANDO AUGUSTO DA ROCHA RODRIGUES
Banca
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO
Banca
ESTEVAO CHAVES DE REZENDE MARTINS
Catalogação
2004-08-30
Apresentação
2004-04-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5374@1
Referência [de]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5374@5
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5374
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ZUSAMMENFASSUNG E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF BIBLIOGRAFIA PDF