Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA REFUGIADOS E SOLICITANTES DE REFÚGIO NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DE UMA POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Título
[en] PUBLIC EDUCATIONAL POLICIES FOR REFUGEES AND ASYLUM SEEKERS IN BRAZIL: THE IMPORTANCE OF AN INTEGRATION POLICY IN BRAZILIAN FEDERAL UNIVERSITIES

Autor
[pt] GISELLE FERREIRA B TORRENS

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA

Vocabulário
[pt] POLITICA PUBLICA

Vocabulário
[pt] SOLICITANTES DE REFUGIO

Vocabulário
[pt] GOVERNO FEDERAL

Vocabulário
[pt] ACNUR

Vocabulário
[pt] REFUGIADO

Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] BRAZILIAN FEDERAL UNIVERSITY

Vocabulário
[en] PUBLIC POLICY

Vocabulário
[en] ASYLUM SEEKERS

Vocabulário
[en] FEDERAL GOVERNMENT

Vocabulário
[en] UNHCR

Vocabulário
[en] REFUGEE

Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION

Resumo
[pt] Esse artigo argumenta que diferente do Estatuto do Estrangeiro (Lei número 6.815/80) e seu viés securitizador, que esteve em vigor até 2016, a Lei número 13.445/17, que institui a Lei de Migração, garante o direito ao acesso igualitário e livre do migrante à educação pública em território nacional, vedada qualquer discriminação em razão da nacionalidade e da condição migratória. Contudo, mediante o levantamento e o mapeamento de iniciativas e programas implementados para refugiados e solicitantes de refúgio até outubro de 2020 nas 69 universidades federais brasileiras, podemos observar que as políticas públicas educacionais de acesso e integração local nem sempre são iguais, sendo um dos maiores problemas a descoordenação e a falta de integração dessas políticas entre as universidades federais. As iniciativas e programas identificados como recorrentes foram agrupados em categorias de mesma espécie e verificou-se não só a distribuição territorial dessas categorias por regiões, como também as categorias que carecem de maior atenção por parte do poder público e da sociedade civil. Verifica-se que as iniciativas e programas são direcionados para público-alvos variados e que isso pode influenciar na distribuição ou na concentração de migrantes de diferentes status migratórios nas regiões do país. Os resultados da análise indicam também que muitas dessas informações estão esparsas, desatualizadas e majoritariamente em Língua Portuguesa em múltiplos websites institucionais o que dificulta a mensuração e o acesso de refugiados e solicitantes de refúgio a essas políticas.

Resumo
[en] This paper argues that different from the Statute of the Foreigner (Law number 6.815/80) and its securitizing bias, which was in effect until 2016, the Law number 13,445/17, which institutes the Migration Law, guarantees the migrant s right to equal and free access to public education in the national territory, prohibited any discrimination on grounds of nationality and migratory status. However, by surveying and mapping initiatives and programs implemented for refugees and asylum seekers until October 2020 at the 69 Brazilian federal universities, we can see that public educational policies for local access and integration are not always the same, being one of the biggest problems the lack of coordination and the lack of integration of these policies between federal universities. The initiatives and programs identified as recurring were grouped into categories of the same kind and it was verified not only the territorial distribution of these categories by regions, but also the categories that need more attention on the part of public authorities and civil society. It seems that the initiatives and programs are aimed at different target audiences and that this can influence the distribution or concentration of migrants of different migratory status in the regions of the country. The results of the analysis also indicate that much of this information is sparse, outdated and mostly in Portuguese on multiple institutional websites, which makes it difficult the measurement and the access for refugees and asylum seekers to these policies.

Orientador(es)
ROBERTO VILCHEZ YAMATO

Banca
ROBERTO VILCHEZ YAMATO

Banca
MARIA ELENA RODRIGUEZ ORTIZ

Banca
WILLIAM TORRES LAUREANO DA ROSA

Catalogação
2021-07-05

Apresentação
2021-02-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53541@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53541@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53541


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF