Título
[pt] ESTRANHAMENTO, FRAGMENTOS E RESISTÊNCIA NO DIÁLOGO ENTRE AGNÈS VARDA E CLARICE LISPECTOR
Título
[en] STRANGENESS, FRAGMENTS AND RESISTANCE IN THE DIALOGUE BETWEEN AGNÈS VARDA AND CLARICE LISPECTOR
Autor
[pt] DANIELLA ROCHA CLARK
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[pt] ESTRANHAMENTO
Vocabulário
[pt] AGNES VARDA
Vocabulário
[pt] CLARICE LISPECTOR
Vocabulário
[pt] CINEMA
Vocabulário
[en] LITERATURE
Vocabulário
[en] ESTRANGEMENT
Vocabulário
[en] AGNES VARDA
Vocabulário
[en] CLARICE LISPECTOR
Vocabulário
[en] MOVIE
Resumo
[pt] Esta dissertação busca construir um diálogo entre a escritora brasileira Clarice Lispector, nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, e Agnès Varda, cineasta belga radicada na França. Enquanto a primeira estabeleceu uma mudança de paradigma na prosa de ficção brasileira, produzindo imagens a partir da escrita, a segunda se tornou uma referência do cinema ensaístico em todo o mundo, usando
o texto de suas narrações em off para expandir o significado das cenas que
preenchiam a tela. A análise de suas obras revela pontos de intersecção na
construção de suas narrativas: ambas cultivam um olhar especulador e formas
semelhantes de estranhamento e deslocamento, partindo do fragmento para falar do
todo e enfocando os que estão à margem. Esta dissertação tem também como
objetivo identificar traços como flexibilidade e apagamento da ideia de roteiro e de
linearidade, tanto temporal quanto da trama como um fio que se possa seguir.
Resumo
[en] This thesis intends to build a dialogue between the Brazilian writer Clarice
Lispector, born in Ukraine and naturalized Brazilian, and Agnès Varda, a Belgian
filmmaker based in France. While the first established a paradigm shift in Brazilian
fiction, producing images from writing, the second became a reference of essayistic
cinema worldwide, using her narrative texts in off to expand the meaning of the
scenes that filled the screen. The analysis of their work reveals points of intersection
in the construction of their narratives: they both cultivate a curious look and similar
forms of estrangement and displacement, starting from the fragment to speak of the
whole and focusing on those who are on the edge. This thesis also seeks to identify
aspects such as flexibility and dissolution of the idea of script and linearity, both
temporal or as a plot that can be followed.
Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
EVANDO BATISTA NASCIMENTO
Banca
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
Catalogação
2021-06-24
Apresentação
2021-04-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53408@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53408@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53408
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF