Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ESTRANHAMENTO, FRAGMENTOS E RESISTÊNCIA NO DIÁLOGO ENTRE AGNÈS VARDA E CLARICE LISPECTOR

Título
[en] STRANGENESS, FRAGMENTS AND RESISTANCE IN THE DIALOGUE BETWEEN AGNÈS VARDA AND CLARICE LISPECTOR

Autor
[pt] DANIELLA ROCHA CLARK

Vocabulário
[pt] LITERATURA

Vocabulário
[pt] ESTRANHAMENTO

Vocabulário
[pt] AGNES VARDA

Vocabulário
[pt] CLARICE LISPECTOR

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[en] LITERATURE

Vocabulário
[en] ESTRANGEMENT

Vocabulário
[en] AGNES VARDA

Vocabulário
[en] CLARICE LISPECTOR

Vocabulário
[en] MOVIE

Resumo
[pt] Esta dissertação busca construir um diálogo entre a escritora brasileira Clarice Lispector, nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, e Agnès Varda, cineasta belga radicada na França. Enquanto a primeira estabeleceu uma mudança de paradigma na prosa de ficção brasileira, produzindo imagens a partir da escrita, a segunda se tornou uma referência do cinema ensaístico em todo o mundo, usando o texto de suas narrações em off para expandir o significado das cenas que preenchiam a tela. A análise de suas obras revela pontos de intersecção na construção de suas narrativas: ambas cultivam um olhar especulador e formas semelhantes de estranhamento e deslocamento, partindo do fragmento para falar do todo e enfocando os que estão à margem. Esta dissertação tem também como objetivo identificar traços como flexibilidade e apagamento da ideia de roteiro e de linearidade, tanto temporal quanto da trama como um fio que se possa seguir.

Resumo
[en] This thesis intends to build a dialogue between the Brazilian writer Clarice Lispector, born in Ukraine and naturalized Brazilian, and Agnès Varda, a Belgian filmmaker based in France. While the first established a paradigm shift in Brazilian fiction, producing images from writing, the second became a reference of essayistic cinema worldwide, using her narrative texts in off to expand the meaning of the scenes that filled the screen. The analysis of their work reveals points of intersection in the construction of their narratives: they both cultivate a curious look and similar forms of estrangement and displacement, starting from the fragment to speak of the whole and focusing on those who are on the edge. This thesis also seeks to identify aspects such as flexibility and dissolution of the idea of script and linearity, both temporal or as a plot that can be followed.

Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
EVANDO BATISTA NASCIMENTO

Banca
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO

Catalogação
2021-06-24

Apresentação
2021-04-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53408@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53408@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53408


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF