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Título
[pt] ESTRATÉGIAS DE MARKETING INTERNACIONAL PARA MARCAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Título
[en] INTERNATIONAL MARKETING STRATEGIES FOR BRAZILIAN BRANDS: AN EXPLORATORY STUDY

Autor
[pt] PATRICIA KNEIPP TAVARES DE SOUZA

Vocabulário
[pt] EXPORTACOES

Vocabulário
[pt] GERENCIAMENTO DE MARCA

Vocabulário
[pt] MARKETING INTERNACIONAL

Vocabulário
[en] EXPORTS

Vocabulário
[en] BRAND MANAGEMENT

Vocabulário
[en] INTERNATIONAL MARKETING

Resumo
[pt] Face ao movimento de globalização e, portanto, à crescente competição interna e externa, diversas empresas brasileiras vêm buscando não apenas iniciar ou aumentar a comercialização de seus produtos em mercados estrangeiros, como também tornar suas marcas conhecidas internacionalmente. O objetivo principal deste estudo é analisar as estratégias de marketing empregadas por estas empresas no esforço de internacionalização de suas marcas. Para alcançar este fim, realizou-se uma pesquisa descritiva, através do método survey, com empresas exportadoras dos segmentos de revestimentos cerâmicos, de confecções, moveleiro, calçadista, joalheiro e cosmético. Os resultados do levantamento revelaram uma visão geral das estratégias de marketing internacional, com ênfase principalmente na dimensão de marca, desenvolvidas nos setores de atividade citados anteriormente, bem como indicaram importantes particularidades setoriais.

Resumo
[en] Due to the globalization movement and therefore the increasing internal and external competitive environment, several Brazilian companies are pursuing not only to initiate or to leverage their product sales to foreign markets, but also to make their brands internationally known. The primary objective of this study is to analyze the marketing strategies employed by these companies in their brand internationalization efforts. In order to achieve this aim, a descriptive research was done through a survey with exporting firms from the ceramic tiles, textile, furniture, footwear, jewelry and cosmetic segments. The outcomes revealed an overview of the international marketing strategies, focusing specially the brand dimension, undertaken by these economic sectors, as pointed out important particular sector issues.

Orientador(es)
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA

Banca
HELENE BERTRAND

Banca
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Catalogação
2004-08-24

Apresentação
2004-05-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5309@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5309@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5309


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