Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] FULL OF MISSING LINKS: CHANTAL AKERMAN AND THE FORCES OF DESCRIPTION

Título
[pt] FULL OF MISSING LINKS: CHANTAL AKERMAN E AS FORÇAS DA DESCRIÇÃO

Autor
[pt] LUCAS FERRAÇO NASSIF FERREIRA DOS SANTOS

Vocabulário
[pt] DESCRICAO

Vocabulário
[pt] O POSSIVEL COMO CATEGORIA ESTETICA

Vocabulário
[pt] ARTE E PENSAMENTO

Vocabulário
[pt] LES RENDEZ VOUS D ANNA

Vocabulário
[pt] CHANTAL AKERMAN

Vocabulário
[en] DESCRIPTION

Vocabulário
[en] THE POSSIBLE AS AESTHETIC CATEGORY

Vocabulário
[en] ART AND THOUGHT

Vocabulário
[en] LES RENDEZ-VOUS D ANNA

Vocabulário
[en] CHANTAL AKERMAN

Resumo
[pt] Esta pesquisa tem a obra de Chantal Akerman (1950 - 2015) como o seu ponto central. A proposta foi a de descrever um filme específico de Akerman – Les Rendez-vous d Anna (1978) –, em constelação com outros de seus trabalhos. Junto ao ato de descrever Les Rendez-vous d Anna, ocorre uma reflexão acerca do próprio ato de descrever enquanto um operador, um disparador teórico e artístico. Para isso, a cineasta é colocada em interlocução constante com a poeta Anne Carson (1950) e com o filósofo Ludwig Wittgenstein (1889 - 1951). Este é um estudo que traduz em sua própria composição, cujo tecido traz elementos audiovisuais e poéticos, uma crença drástica nas forças pensantes da arte. Movendo-se pela noção mais geral de descrição, debruça-se sobre os temas da experimentação artística, do possível como categoria estética, da representação, da experiência, da música, do tempo, da autobiografia e da morte.

Resumo
[en] This is a research which has the oeuvre of Chantal Akerman (1950 - 2015) as its main focus. The proposal was to describe one of Akerman s specific film - Les Rendez-vous d Anna -, in constellation with other of her works. While describing Les Rendez-vous d Anna, a reflection on the act of describing as an operator, an artistic and theoretical trigger, occurs. For that, the filmmaker is put alongside with the poet Anne Carson (1950) and the philosopher Ludwig Wittgenstein (1889 - 1951). This is a study that translates in its own composition, which has in its fabric audiovisual and poetic elements, a drastic belief in the thinking forces of art. Moving through the overview notion of description, we speak of themes such as artistic experimentation, the possible as aesthetic category, representation, experience, music, time, autobiography and death.

Banca
RAISSA DE GOES DE MEDEIROS RAPOZO

Banca
ROSANA KOHL BINES

Banca
PATRICIA MOURAO DE ANDRADE

Banca
CRAIG DOUGLAS DWORKIN

Banca
MARIA HELENA FRANCO MARTINS

Catalogação
2021-05-19

Apresentação
2020-06-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52805@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52805@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52805


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF