Título
[pt] PRIMITIVE: A EXPERIÊNCIA DO PRIMITIVISMO EM APICHATPONG WEERASETHAKUL
Título
[en] PRIMITIVE: THE EXPERIENCE OF PRIMITIVISM IN APICHATPONG WEERASETHAKUL
Autor
[pt] THIAGO BRITO BRANDAO
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[pt] APICHATPONG WEERASETHAKUL
Vocabulário
[pt] REVERBERACAO
Vocabulário
[pt] PRIMITIVISMO
Vocabulário
[pt] REENCARNACAO
Vocabulário
[pt] INSTALACAO
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA
Vocabulário
[pt] CINEMA
Vocabulário
[en] MEMORY
Vocabulário
[en] APICHATPONG WEERASETHAKUL
Vocabulário
[en] REVERBERATION
Vocabulário
[en] PRIMITIVISM
Vocabulário
[en] REINCARNATION
Vocabulário
[en] INSTALLATION
Vocabulário
[en] EXPERIENCE
Vocabulário
[en] MOVIE
Resumo
[pt] De Gaugin a Picasso, o primitivismo foi um conceito-chave para o
desenvolvimento das vanguardas européias. Termo polêmico, historicamente
associado ao processo colonialista e ao eurocentrismo, foi curioso reencontrá-lo
como título do projeto de um dos artistas mais radicais e inventivos do século
XXI: o tailandês Apichatpong Weerasethakul. Desenvolvido em 2009, o Primitive
Project é um reencontro de Weerasethakul com o nordeste da Tailândia, a região
de Isaan, e consistiu de uma exposição, compreendida de sete video-instalações e dois
curtas-metragens, um livro de artista da plataforma Cujo, além do longametragem
Tio Boonmee que pode recordar de suas vidas passadas, premiado com
a Palma de Ouro em Cannes, em 2010. Partindo de uma discussão teórica, crítica
e histórica do conceito do primitivo no século XX, a dissertação elabora uma
leitura das propostas e imagens que constituem o Primitive Project, indicando a
maneira como Weerasethakul apropria-se do termo primitivo, transformando-o em
um espaço de experiência de outras possibilidades de encontro com o audiovisual.
Resumo
[en] From Gaugin to Picasso, the primitive is an important concept in the
development of the European avant-garde. A difficult term to deal with,
historically tied to the process of colonialism and eurocentrism, it came as a
surprise to find it as the title of a project from one of the most inventive and
radical artists of the 21st Century: the thailandese Apichatpong Weerasethakul.
Created in 2009, the Primitive Project is a reencounter of Weerasethakul with the
northeast of Thailand, the region of Isaan, and consists of a art installation, made
up of seven video-installations and two short-films, an artists book of the CUJO
platform, and of the feature film Uncle Boonmee who can recall his past lives,
awarded the Palme D or in Cannes, in 2010. Starting with a theoretical, critical
and historical discussion on the concept of the primitive in the 20th century, the
dissertation elaborates a reading of the images and concepts that constitutes the
Primitive Project, indication how Weerasethakul appropriates the concept of the
primitive, transforming it in a space for experiencing new possibilities of
engagement with the audiovisual form.
Orientador(es)
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
Banca
LUIZ CARLOS GONCALVES DE OLIVEIRA JUNIOR
Banca
MARIA HELENA FRANCO MARTINS
Catalogação
2021-04-06
Apresentação
2019-09-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52036@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52036@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52036
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF