Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] PRIMITIVE: A EXPERIÊNCIA DO PRIMITIVISMO EM APICHATPONG WEERASETHAKUL

Título
[en] PRIMITIVE: THE EXPERIENCE OF PRIMITIVISM IN APICHATPONG WEERASETHAKUL

Autor
[pt] THIAGO BRITO BRANDAO

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[pt] APICHATPONG WEERASETHAKUL

Vocabulário
[pt] REVERBERACAO

Vocabulário
[pt] PRIMITIVISMO

Vocabulário
[pt] REENCARNACAO

Vocabulário
[pt] INSTALACAO

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[en] MEMORY

Vocabulário
[en] APICHATPONG WEERASETHAKUL

Vocabulário
[en] REVERBERATION

Vocabulário
[en] PRIMITIVISM

Vocabulário
[en] REINCARNATION

Vocabulário
[en] INSTALLATION

Vocabulário
[en] EXPERIENCE

Vocabulário
[en] MOVIE

Resumo
[pt] De Gaugin a Picasso, o primitivismo foi um conceito-chave para o desenvolvimento das vanguardas européias. Termo polêmico, historicamente associado ao processo colonialista e ao eurocentrismo, foi curioso reencontrá-lo como título do projeto de um dos artistas mais radicais e inventivos do século XXI: o tailandês Apichatpong Weerasethakul. Desenvolvido em 2009, o Primitive Project é um reencontro de Weerasethakul com o nordeste da Tailândia, a região de Isaan, e consistiu de uma exposição, compreendida de sete video-instalações e dois curtas-metragens, um livro de artista da plataforma Cujo, além do longametragem Tio Boonmee que pode recordar de suas vidas passadas, premiado com a Palma de Ouro em Cannes, em 2010. Partindo de uma discussão teórica, crítica e histórica do conceito do primitivo no século XX, a dissertação elabora uma leitura das propostas e imagens que constituem o Primitive Project, indicando a maneira como Weerasethakul apropria-se do termo primitivo, transformando-o em um espaço de experiência de outras possibilidades de encontro com o audiovisual.

Resumo
[en] From Gaugin to Picasso, the primitive is an important concept in the development of the European avant-garde. A difficult term to deal with, historically tied to the process of colonialism and eurocentrism, it came as a surprise to find it as the title of a project from one of the most inventive and radical artists of the 21st Century: the thailandese Apichatpong Weerasethakul. Created in 2009, the Primitive Project is a reencounter of Weerasethakul with the northeast of Thailand, the region of Isaan, and consists of a art installation, made up of seven video-installations and two short-films, an artists book of the CUJO platform, and of the feature film Uncle Boonmee who can recall his past lives, awarded the Palme D or in Cannes, in 2010. Starting with a theoretical, critical and historical discussion on the concept of the primitive in the 20th century, the dissertation elaborates a reading of the images and concepts that constitutes the Primitive Project, indication how Weerasethakul appropriates the concept of the primitive, transforming it in a space for experiencing new possibilities of engagement with the audiovisual form.

Orientador(es)
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Banca
LUIZ CARLOS GONCALVES DE OLIVEIRA JUNIOR

Banca
MARIA HELENA FRANCO MARTINS

Catalogação
2021-04-06

Apresentação
2019-09-19

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52036@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52036@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52036


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF