Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A NARRATIVA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA NISSAN MOTORS DO BRASIL EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA

Título
[en] THE INTERNAL COMMUNICATION NARRATIVE OF NISSAN MOTORS OF BRAZIL IN A PANDEMIC CONTEXT

Autor
[pt] MICHELLE PEREIRA DE SOUZA M PIEIRO

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[pt] NISSAN MOTORS DO BRASIL

Vocabulário
[pt] COVID-19

Vocabulário
[pt] MARCAS AUTOMOBILISTICAS

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO INTERNA

Vocabulário
[pt] SEMIOTICA

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL COMMUNICATION

Vocabulário
[en] NISSAN MOTORS OF BRAZIL

Vocabulário
[en] COVID-19

Vocabulário
[en] AUTOMOTIVE BRANDS

Vocabulário
[en] INTERNAL COMMUNICATION

Vocabulário
[en] SEMIOTICS

Resumo
[pt] A pandemia da COVID-19 mobilizou as organizações que, no esforço para mitigar a contaminação de seus diversos públicos, adaptaram suas rotinas e processos. No que tange às ações voltadas para seus funcionários e prestadores de serviços, a comunicação interna desempenhou papel fundamental. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo analisar a narrativa de comunicação interna da Nissan Motors do Brasil, implementada durante o período de Pandemia. O corpus da análise é constituído por peças de comunicação interna de e-mail marketing, disponibilizadas pela organização, no recorte temporal de janeiro a agosto de 2020. Do ponto de vista metodológico, fez-se uso de ferramentas de análise semiótica, com ênfase nos temas e figuras empregados no discurso em questão. Os resultados da análise apontam mudanças nas narrativas ao longo do período em questão, com destaque para efeitos de sentido de informalidade e flexibilidade. A pesquisa contribui para a reflexão acerca do processo de comunicação interna da empresa ao cotejar o conteúdo da comunicação com ações e rotinas organizacionais.

Resumo
[en] The COVID-19 pandemic mobilized organizations that, in an effort to mitigate the contamination of their various audiences, adapted their routines and processes. In terms of actions aimed at its employees and service providers, internal communication played a key role. In this context, this dissertation aims to analyze the internal communication narrative of Nissan Motors do Brasil, implemented during the Pandemic period. The corpus of the analysis consists of e-mail marketing pieces, made available by the organization, in the time cut from January to August 2020. From a methodological point of view, we made use of semiotic analysis tools, with emphasis on the themes and figures used in the speech in question. The results of the analysis point to changes in the narratives throughout the period in question, with emphasis on the effects of a sense of informality and flexibility. The research contributes to the reflection about the internal communication process of the company by comparing the communication content with actions and organizational routines.

Orientador(es)
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA

Banca
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA

Banca
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA

Banca
DENISE FRANCA BARROS

Catalogação
2021-02-11

Apresentação
2020-12-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51488@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51488@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51488


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF