Maxwell Para Simples Indexação

Título
[es] COLONIALIDAD EN LA ACADEMIA JURÍDICA BRASILENA: UNA LECTURA DECOLONIAL EN PERSPECTIVA AMFRICANA

Título
[pt] COLONIALIDADE NA ACADEMIA JURÍDICA BRASILEIRA: UMA LEITURA DECOLONIAL EM PERSPECTIVA AMEFRICANA

Título
[en] COLONIALITY IN BRAZILIAN LAW ACADEMY: A DECOLONIAL READING IN AMEFRICANITY PERSPECTIVE

Autor
[pt] ANA CECILIA DE BARROS GOMES

Vocabulário
[pt] ACADEMIA JURIDICA

Vocabulário
[pt] AMEFRICANIDADE

Vocabulário
[pt] PENSAMENTO JURIDICO BRASILEIRO

Vocabulário
[pt] PENSAMENTO AFRODIASPORICO

Vocabulário
[pt] PENSAMENTO DECOLONIAL

Vocabulário
[es] ACADEMIA JURIDICA

Vocabulário
[es] AMEFRICANIDAD

Vocabulário
[es] PENSAMIENTO JURIDICO BRASILENO

Vocabulário
[es] PENSAMIENTO AFRODIASPORICO

Vocabulário
[es] PENSAMIENTO DECOLONIAL

Vocabulário
[en] LAW ACADEMY

Vocabulário
[en] AMEFRICANITY

Vocabulário
[en] BRAZILIAN LEGAL THINKING

Vocabulário
[en] AFRICAN DIASPORA STUDIES

Vocabulário
[en] COLONIALITY

Resumo
[pt] A tese, pelas lentes do pensamento decolonial afrodiaspórico compromissado com a ladino-amefricanidade, possui o objetivo de analisar como a matriz colonial de poder estrutura o pensamento jurídico brasileiro dentro do espaço que, com base no eurocentrismo, imprime autoridade e validade científica a essa produção, ou seja, a academia jurídica. A partir dessas apreciações, examina-se a materialização das colonialidades, incluído a do gênero, do poder, do saber e do ser, refletindo-se sobre a geo(corpo)política do conhecimento no programas de pós-graduação strictu sensu em direito no Brasil, por meio de delineamento do perfil dominante no corpo docente, no corpo discente e dos mecanismos utilizados para fissurar a matriz colonial do poder dentro desse ambiente e/ou para manter pactos narcísicos que estruturam a(s) colonialidade(s). Em que se utilizou uma pesquisa multinível, quantitativa-qualitativa, na parte quantitativa mapeou-se o perfil docente e discente dos PPGDS, com base nos dados oficiais constantes na plataforma Sucupira e na parte qualitativa, por meio da análise dos documentos nos sites oficiais dos programas e da aplicação de duas pesquisas surveys – uma realizada com docentes e outra com discentes dos programas, descreve-se e explora-se a composição desses espaços e as estratégias que buscam romper com a modernidade/colonialidade neste campo.

Resumo
[en] Throughout the lenses of decolonial thinking and committed to amefricanity, the thesis aims to analyze how the colonial global power shapes the Brazilian legal thought within the space that enforces scientific authority and validity on this production based on Eurocentrism, which is the law academy. Through these premisses, it analyzes the materialization of colonialities, including gender, power, knowledge and being, examining the geopolitics of knowledge in the postgraduate programs within law academy in Brazil, using an analysis from the profile of the professors and the students and the mechanisms applied to ensure the colonial global power within that place and /or to maintain narcissistic pacts that structure the coloniality(ies). Using a multi-level, quantative-qualitative research, the quantitative part of the PPGDS teacher and student profile was mapped based on the official data from the Sucupira platform and, on the qualitative part, through the analysis of the documents from the official sites of the programs and the application of two surveys - one applied to professors and the other to students of the programs, both of them which describe and explore the composition of these spaces and the strategies that seek rupture with modernity /coloniality in this field.

Resumo
[es] La tesis, por las lentes del pensamiento decolonial afrodías comprometido con la ladino-amefricanidad, tiene el objetivo de analizar cómo la matriz colonial de poder estructura el pensamiento jurídico brasileño dentro del espacio que, con base en el eurocentrismo, imprime autoridad y validez científica a esa producción, es decir, la academia jurídica. A partir de esas apreciaciones, se examina la materialización de las colonialidades, incluida la del género, del poder, del saber y del ser, reflejándose sobre la geopolítica del conocimiento en los programas de postgrado strictu sensu en derecho por medio de delineamiento del perfil dominante en docente, en el discente y de los mecanismos utilizados para fisurar la matriz colonial del poder dentro de ese ambiente y/o para mantener pactos narcísicos que estructuran la (s) colonialidad (s). Se utilizó una investigación multinivel, en la parte cuantitativa se mapeó el perfil docente y discente de los PPGDS, con base en los datos oficiales constantes en la plataforma Sucupira y en la parte cualitativa, por medio del análisis de los documentos en los sitios oficiales los programas y la aplicación de dos encuestas encuestas -una realizada con docentes y otra con dicentes de los programas, se describe y explora la composición de esos sitios y las estrategias que buscan romper con la modernidad / colonialidad en este campo.

Orientador(es)
THULA RAFAELA DE OLIVEIRA PIRES

Coorientador(es)
MARCIA NINA BERNARDES

Banca
GISELE GUIMARAES CITTADINO

Banca
MARCIA NINA BERNARDES

Banca
THULA RAFAELA DE OLIVEIRA PIRES

Banca
VANESSA OLIVEIRA BATISTA BERNER

Banca
ANDREA BROWNING GILL

Banca
FERNANDA DA SILVA LIMA

Catalogação
2021-01-21

Apresentação
2019-05-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51318@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51318@2

Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51318@4

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51318


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF