Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Título
[en] THE READING CLASSES EXPERIENCE: CONCEPTIONS AND PRACTICES

Autor
[pt] LEDA MARIA DA FONSECA

Vocabulário
[pt] LEITURA

Vocabulário
[pt] LETRAMENTO LITERARIO

Vocabulário
[pt] DISCURSOS SOBRE LEITURA

Vocabulário
[pt] SALAS DE LEITURA

Vocabulário
[en] READING

Vocabulário
[en] LITERARY LITERACY

Vocabulário
[en] DISCOURSE ABOUT READING

Vocabulário
[en] READING CLASSES

Resumo
[pt] Este estudo enfoca o programa Salas de Leitura da rede municipal do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é analisar as atividades realizadas nesses espaços, particularmente, as práticas instituídas com o texto literário. Para contextualizar historicamente as Salas de Leitura, analisei os documentos oficiais que regulamentam o programa desde a sua implantação. Desta forma, verifiquei que as Salas de Leitura deixaram de ser espaços privilegiados de práticas leitoras de textos literários, como eram em sua origem, para se tornarem espaços multimidiáticos. Além da análise documental, observei duas Salas de Leitura e realizei entrevistas com professores e alunos dessas escolas. Analisando o campo, pude perceber que coexistem diferentes concepções e expectativas em relação ao programa. Situo esta pesquisa numa perspectiva sócio-histórica, em que as idéias de Mikhail Bakhtin são importantes referenciais.

Resumo
[en] This study focus The Reading Class experience of the public schools in Rio de Janeiro city. Its main objective is to analyze the activities that take held in those schools, chiefly, the practices instituted with the literary text. In order to sign the historical context of the reading classes I have analyzed the official documents that regularize the program since its implementation. So I have verified that the reading classes would not be anymore privileged spaces for the reading practices of literary texts, as they were in the origin, to be nowadays multimedia spaces. Besides the documental analyses, I have observed two reading classes and I have made a lot of interviews with teachers and students of those schools. With the field research, I could verify that there are different conceptions and expectations concern the program. I understand this kind of search under a socio-historical perspective, where Mikhail Bakhtin's ideas are important statements.

Orientador(es)
SONIA KRAMER

Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA

Banca
SONIA KRAMER

Banca
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER

Catalogação
2004-07-02

Apresentação
2004-03-22

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5123


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CONCLUSÃO PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF