Título
[pt] SALAS DE LEITURA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Título
[en] THE READING CLASSES EXPERIENCE: CONCEPTIONS AND PRACTICES
Autor
[pt] LEDA MARIA DA FONSECA
Vocabulário
[pt] LEITURA
Vocabulário
[pt] LETRAMENTO LITERARIO
Vocabulário
[pt] DISCURSOS SOBRE LEITURA
Vocabulário
[pt] SALAS DE LEITURA
Vocabulário
[en] READING
Vocabulário
[en] LITERARY LITERACY
Vocabulário
[en] DISCOURSE ABOUT READING
Vocabulário
[en] READING CLASSES
Resumo
[pt] Este estudo enfoca o programa Salas de Leitura da rede
municipal do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é
analisar as atividades realizadas nesses espaços,
particularmente, as práticas instituídas com o texto
literário. Para contextualizar historicamente as Salas de
Leitura, analisei os documentos oficiais que regulamentam o
programa desde a sua implantação. Desta forma, verifiquei
que as Salas de Leitura deixaram de ser espaços
privilegiados de práticas leitoras de textos literários,
como eram em sua origem, para se tornarem espaços
multimidiáticos. Além da análise documental, observei duas
Salas de Leitura e realizei entrevistas com professores e
alunos dessas escolas. Analisando o campo, pude perceber
que coexistem diferentes concepções e expectativas em
relação ao programa. Situo esta pesquisa numa perspectiva
sócio-histórica, em que as idéias de Mikhail Bakhtin são
importantes referenciais.
Resumo
[en] This study focus The Reading Class experience of the public
schools in Rio de Janeiro city. Its main objective is to
analyze the activities that take held in those schools,
chiefly, the practices instituted with the literary
text. In order to sign the historical context of the
reading classes I have analyzed the official documents that
regularize the program since its implementation. So I have
verified that the reading classes would not be anymore
privileged spaces for the reading practices of literary
texts, as they were in the origin, to be nowadays
multimedia spaces. Besides the documental analyses, I have
observed two reading classes and I have made a lot of
interviews with teachers and students of those schools.
With the field research, I could verify that there are
different conceptions and expectations concern the program.
I understand this kind of search under a socio-historical
perspective, where Mikhail Bakhtin's ideas are important
statements.
Orientador(es)
SONIA KRAMER
Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
Banca
SONIA KRAMER
Banca
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER
Catalogação
2004-07-02
Apresentação
2004-03-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5123@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5123
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CONCLUSÃO PDF BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF